Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

CIÊNCIAS AMBIENTAIS : Professor dos EUA faz intercâmbio na UFPel

10 setembro
09:04 2019

O professor de ciências ambientais, Benedict C. OKeke, do Departamento de Biologia da Universidade de Auburn no Alabama, realizará um intercâmbio de pesquisa na UFPel, dentro de um projeto com biocombustíveis de resíduos desenvolvido pelos programas de pós-graduação em Ciências Ambientais; Ciência e Engenharia de Materiais; e Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais.

Além das atividades de pesquisador visitante, Okeke também irá coorientar trabalhos de pesquisa desenvolvidos nos três programas. Na UFPel, o professor realizará as atividades com o professor Robson Andreazza. Além disso, Okeke também desempenhará atividades na UFRGS, com o professor Flávio Camargo.

O professor, que conquistou uma bolsa Fulbright para o intercâmbio no Brasil, ficará cerca de quatro meses no país, sendo que pelo menos um mês estará realizando as atividades na UFPel.

PROF. Beneditct OKeke

PROF. Beneditct OKeke

CURRÍCULO

Professor Okeke é professor de microbiologia industrial e ambiental, no Departamento de Biologia. Seus interesses de pesquisa incluem: biocombustível e co-produtos, biossensores, biorremediação, biotecnologia enzimática, efeitos de poluentes nas comunidades microbianas, indicadores de segurança microbiológica da água e dos alimentos e engenharia genética de micróbios. Ele ensina microbiologia industrial, microbiologia ambiental, microbiologia geral e pesquisa direcionada. O professor Okeke fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia, em Riverside; Universidade de Gifu, Japão; e o Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia, Trieste, Itália. Okeke possui 60 trabalhos de pesquisa em revistas especializadas, duas patentes nos EUA, numerosos resumos de conferências e várias bolsas de pesquisa, incluindo uma doação de um milhão de dólares para pesquisas sobre etanol combustível a partir de biomassa. Ele é o vencedor do prêmio Ida Belle Young Endowed Professorship e o diretor fundador do Laboratório de Pesquisa em Bioprocessamento e Biocombustíveis (BBRL).

Comentários ()

Seções