Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Clube de Inglês do IFSul completa um ano de atividades

Clube de Inglês do IFSul completa um ano de atividades
21 novembro
16:09 2013

Todas as sextas-feiras, por cerca de duas horas, o inglês é o idioma oficial de um grupo de jovens que decidiu adotá-lo em atividades lúdicas, fora da sala de aula. Em apenas um ano, o “clubinho” já mostra resultados significativos no processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira e tem feito a diferença na vida de estudantes como Márcio Lopes Fão e Andressa de Oliveira da Silveira.

“Minha fluência no inglês melhorou muito. Em um ano, evolui bastante e aprendi diversos vocábulos”, afirma Márcio, estudante do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI) do IFSul – câmpus Pelotas.

O Clube de Inglês tem feito a diferença na vida dos alunos

O Clube de Inglês tem feito a diferença na vida dos alunos
Fotos: Alexandre Abreu

O projeto de ensino/extensão ganhou o nome de Clube de Inglês. A coordenadora da iniciativa, professora Ana Maria Roeber, explica que a proposta surgiu em outubro do ano passado, a partir de uma crença dela de que os alunos aprendem mais quando são utilizados atividades e recursos diversificados.

“Sempre tive vontade de criar um espaço onde os estudantes pudessem vivenciar o inglês de uma forma mais livre, mais lúdica, sem a pretensão daquele formato tradicional de aula, de curso”, conta.

Atualmente, dez integrantes, além de um público sazonal, participam das atividades propostas pelo clube. Eles são alunos de diferentes cursos técnicos e superiores do IFSul – câmpus Pelotas que decidiram investir no projeto e, hoje, colhem os frutos dessa aposta.“

Para mim, o inglês é fundamental, principalmente quando se trata de exames de proficiência de cursos de mestrado”, opina Andressa de Oliveira da Silveira, aluna do 5º semestre de TSI.

Ana Maria lembra que, além das reuniões nas sextas-feiras, o grupo realiza outras ações, como festas de Hallowenn e jogos de RPG (sigla em inglês para Role-playing game, que significa jogo de interpretação de personagens). O próximo passo, revela a professora, será uma viagem a um hotel fazenda em São Joaquim (SC), para um final de semana dedicado à imersão na língua inglesa.

“Não existe nada fechado, é o próprio grupo que sugere qual será a proposta para nossos encontros. Para se ter uma ideia de como aplicamos recursos diversificados, já trabalhamos, por exemplo, com cinema, literatura, música e contação de histórias”, ressalta.

Vencedor de duas estatuetas no Oscar 2013 (Melhor Direção de Arte e Melhor Ator), “Lincoln” está na lista dos filmes trabalhados pelo Clube de Inglês. Conforme a coordenadora, na atividade, foram abordados aspectos relacionados à guerra civil norte-americana e à figura política e histórica de Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos entre 1861 e 1865.

“O grupo tem a oportunidade de ouvir, falar e escrever em inglês. Todas as habilidades linguísticas são trabalhadas, e eu constatei uma evolução muito grande entre os participantes”, observa a professora.

Ela diz que a meta, agora, é consolidar o clube e ampliar o leque de atividades, promovendo debates e discursos argumentativos sobre temas escolhidos pelos próprios integrantes.

“Vamos trabalhar para que o projeto ganhe ainda mais corpo e extrapole as fronteiras do câmpus, atingindo também outras instituições de ensino e comunidades”, projeta.

Alunos do câmpus Pelotas interessados em fazer parte do Clube de Inglês devem entrar em contato com a professora Ana Maria Roeber pelo telefone (53) 2123-1017. Os encontros acontecem às sextas-feiras, a partir das 18h15min.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções