Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

CLUBE DE LEITURA : Projeto “Leia Mulheres “ no Pagu Arte Bar

CLUBE DE LEITURA : Projeto “Leia Mulheres “ no Pagu Arte Bar
19 janeiro
18:14 2018

Sábado às 17h, primeira edição do clube de leitura “Leia Mulheres”, abordará a obra da jovem autora Rupi Kaur

Por Carlos Cogoy

 Outros Jeitos de Usar a Boca (editora Planeta), é livro de poemas que, em poucos meses, tornou-se destaque internacional. Com mais de um milhão de exemplares vendidos, a obra é autoria da jovem indiana Rupi Kaur. Sua criação poética foi a escolhida para a estreia do projeto “Leia Mulheres”, iniciativa de Viviane Martini – mestranda em literatura na UFPel -, Deise Grellert, e a estudante de jornalismo Claudine Zingler. A primeira edição acontecerá amanhã, com início às 17h, e o local será o Pagu Arte Bar – rua 3 de Maio 711. ENTRADA FRANCA.

IDEIA – Organizadoras mencionam: “O projeto ‘Leia Mulheres’ iniciou com escritora Joanna Walsh em 2014. E a ideia era inserir no seu universo literário, mais obras criadas por mulheres, já que o mercado editorial ainda é restrito. No ano seguinte, três amigas brasileiras aderiram ao projeto, e começaram a montar um grupo. O objetivo era utilizar espaços culturais, promovendo a leitura de obras escritas por mulheres, sejam clássicas ou contemporâneas. A proposta em Pelotas, a exemplo do que já acontece em Rio Grande e Porto Alegre, é desenvolver o projeto também por aqui”.

Rupi Kaur autoraRUPI KAUR – Sobre a autora escolhida: “A escritora Rupi Kaur foi escolhida visando o sucesso da obra ‘Outros Jeitos de Usar a Boca’, onde ela reflete questões do feminino que, embora seja um relato muito pessoal, é vivido por muitas mulheres. Sua repercussão iniciou no Instagram, compartilhando seus poemas, levantando esse empoderamento através das palavras, chegando a diversas pessoas pela rede social, o que ajudou a divulgar o seu trabalho, pois certamente sem a plataforma não teríamos conhecido, ou teríamos, mas seu impacto seria menor. Outras poetisas utilizam do mesmo método, e assim espalham suas palavras pelo mundo, aumentando a visibilidade das mulheres no campo da leitura”.

PARTICIPAÇÃO – Acerca da dinâmica do encontro: “O grupo é aberto a todos que gostam de ler, e nao têm um espaço para dividir as suas ideias. Queremos propor obras clássicas, ainda que o enfoque maior seja no que está acontecendo na atualidade, trazendo também para questões ligadas ao feminino, principalmente em relação à representatividade. Quem quiser participar é só chegar no dia do encontro,  e ter lido a obra do mês, para ajudar na construçao da discussão. Nosso intuito é fugir um pouco do mundo acadêmico, para que qualquer pessoa se sinta à vontade e venha conversar conosco. Nossa prioridade é ver o porquê da obra do mês ser importante, o que ela nos traz, o que podemos tirar dela, como ela refletiu na vida de cada pessoa”. Em fevereiro, no terceiro sábado do mês, o encontro será sobre o livro “Olhos D’Água” de Conceição Evaristo, ganhadora do Prêmio Jabuti. Como local, a Casa Cultural Las Vulvas, à rua Anchieta 949.

VERSOS DE RUPI

pai. você sempre liga sem ter nada especial a dizer. você pergunta o que estou fazendo ou onde estou e se o silêncio entre nós se estende por uma vida dou um jeito de encontrar perguntas que façam a conversa continuar. o que eu queria mesmo dizer é. eu sei que o mundo te despedaçou. foi com tudo pra cima de você. não te culpo por não saber ser delicado comigo. às vezes fico acordada pensando em todos os machucados que você tem e nunca vai dizer. eu venho do mesmo sangue dolorido. do mesmo osso tão sedento por atenção que desabo em mim mesma. eu sou sua filha. eu sei que a conversa-fiada é o único jeito que você conhece de dizer que me ama. porque é o único jeito que eu conheço.

____________________________

se a tristeza vem

a felicidade também

– tenha paciência

_______________________________

 

todos nascemos

tão bonitos

a grande tragédia é que

nos convencem de que não somos

________________________________

você precisa começar um relacionamento

consigo mesma

antes de mais ninguém

POEMA de “Outros jeitos de usar a boca”

“quero pedir desculpa a todas as mulheres

que descrevi como bonitas

antes de dizer inteligentes ou corajosas

fico triste por ter falado como se

algo tão simples como aquilo que nasceu com você

fosse seu maior orgulho quando seu

espírito já despedaçou montanhas

de agora em diante vou dizer coisas como

você é forte ou você é incrível

não porque eu não te ache bonita

mas porque você é muito mais do que isso”

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções