Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Colégio Pelotense sedia ʽEncontro de Arte e Cultura Negraʼ

Colégio Pelotense sedia ʽEncontro de Arte e Cultura Negraʼ
08 maio
08:25 2019

O Auditório Interno do Colégio Municipal Pelotense vai abrigar,  quinta e sexta-feira, o Encontro de Arte e Cultura Negra, promovido pela CooperArte Artes e Opções Integradascom apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). No evento, ocorrerão palestras; apresentações; exposições; e oficinas de percussão, dança, pintura, desenho, aquarela e leitura de imagens; além de roda de conversa com artistas.

Na agenda, destaca-se a abordagem da importância dos valores civilizatórios africanos, entre eles circularidade, oralidade, corporeidade, religiosidade, comunitarismo/cooperativismo, axé, musicalidade, ancestralidade, memória e territorialidade, segundo o produtor cultural Jonas Fernando Martins Santos, um dos organizadores do encontro.

“Também falaremos de charqueadas, clubes sociais negros, carnavais, incluindo o tambor de sopapo, e o desenvolvimento das periferias da cidade a partir do Gasômetro e da Coréia. Ao final, teremos um percurso por meio do qual falaremos aos presentes sobre os símbolos africanos expostos no local”, diz Santos.

PROGRAMAÇÃO:

Quinta-feira

18h – Credenciamento

18h30min – Abertura: Vivências com a Griôt Sirley Amaro

19h – Palestra sobre arte e cultura negra com o artista Jonas Fernando

20h35min – Exposição dos artistas Zé Darci, Jonas Fernando, Valdir Ferreira, Alessandro Flores, e Emanuel Santos

Sexta-feira (10)

Oficinas:

8h30min às 9h30min – Tambor de sopapo, com Dilermando Freitas

10h às 11h – Dança de Matriz Africana, com Daniel Amaro

14h às 15h30min – Pintura/leitura de imagens, com Zé Darci e Mária de Fátima

16h às 16h45min – Desenho de figura humana e HQs, com Alessandro Flores e Jonas Fernando

17h às 17h45min – Conversa com artistas do CooperArte

As oficinas terão um máximo de 50 pessoas, e as inscrições devem ser feitas pelo endereço facebook.com/CooperaArt/. O valor das inscrições para estudantes e professores (de qualquer instituição) é de R$ 30,00 e, para comunidade em geral, R$ 60,00. A confirmação do pagamento ocorrerá na hora do credenciamento com a apresentação do comprovante impresso ou digital.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções