Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Colheita da Uva será aberta hoje

Colheita da Uva será aberta hoje
29 janeiro
08:14 2014
Há cerca de 50 produtores de uvas em Pelotas

Há cerca de 50 produtores de uvas em Pelotas

Ernesto João e Nelson Renato Ribes, fruticultores residentes da Colônia Santo Antônio, na Vila Nova-Colônia Francesa, 7o. distrito de Pelotas, trabalhavam com a cultura do pêssego até 2007, quando começaram uma produção de meio hectare de uvas.  Atualmente, apesar da predominância do pêssego, os irmãos  dedicam 1,8 ha para produção da fruta e foram os primeiros a inserir a cultivar Niágara na região. Sua propriedade, também tem o licenciamento ambiental necessário para inserção de sistemas de irrigação, adquirida através do programa Mais Água Mais Renda e foi escolhida para sediar a Abertura da Colheita da Uva 2014.

O evento, que acontece nesta quarta-feira, 29 de janeiro, às 15h30, terá como enfoque o incentivo à diversificação de culturas e aos licenciamentos ambientais obtidos através do Mais Água Mais Renda. O programa é uma iniciativa do governo estadual para driblar as estiagens da região sul e evitar o prejuízo dos agropecuaristas através de sistemas de irrigação. Na propriedade da família Ribes havia um açude e um arroio não legalizados e, depois de adquirido o licenciamento ambiental, há cerca de seis meses, os Ribes os utilizam na irrigação das parreiras.

O cultivo de uvas é dependente de água. O excesso prejudica a plantação e a falta compromete o rendimento da colheita, a uva produzida é menor e há alteração na cor e no sabor da fruta. Na região de Pelotas existem cerca de 50 produtores de uvas e a expectativa desta safra é de 25 toneladas por hectare. De acordo com o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, Jair Nachtigal, este é um número possível para um produtor cuidadoso.

Este ano a uva mais plantada é a Niágara Rosada, que tem uma boa aceitação no comércio in natura e é de fácil produção, já que é pouco sensível a pragas .

Outro ponto a ser abordado durante o evento é a diversificação de espécies. A idéia é explicar aos agricultores da região os benefícios de produzir mais de uma cultura. Desta forma não há frustração de safras, pois não há dependência de uma única cultura. Se uma praga ou intempérie climática afetarem a região e prejudicarem uma determinada cultura, pode não prejudicar outras culturas.

Para haver diversificação de culturas, é necessário que haja um casamento entre suas etapas. De acordo com Nachtigal, o ideal é que os ciclos dos cultivos não se cruzem para que possa haver um aproveitamento de tempo, máquinas e mão-de-obra. Ele cita como exemplo o pêssego, que tem sua colheita entre novembro e dezembro, e a uva, que a abertura da colheita geralmente é feita em janeiro e fevereiro. As etapas das culturas não concorrem.  “A diversificação é uma maneira de otimizar os recursos da propriedade”, explica Nachtigal.

Abertura da Colheita da Uva é um evento realizado em parceira  entre a Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, com a Emater/RS-Ascar, Universidade Federal de Pelotas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Prefeitura Municipal de Pelotas. Dentre as atividades previstas em sua programação, ainda estão uma benção ecumênica, caminhada nos vinhedos e degustação de uvas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções