Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Começa a 20ª Cavalgada Cultural da Costa Doce

Começa a 20ª Cavalgada Cultural da Costa Doce
18 janeiro
09:35 2019

Saída da cidade de Barra do Ribeiro. Pelotas é o destino final da comitiva de cavaleiros

 Teve início ontem, a 20ª edição da Cavalgada Cultural da Costa Doce, que deve reunir cavaleiros apaixonados pela tradição gaúcha para uma travessia pelas águas da Lagoa dos Patos, percorrendo 300 quilômetros.

A atividade é promovida pela Associação dos Cavaleiros da Costa Doce e segue até 27 de janeiro, quando a comitiva chega a Pelotas depois de sair da cidade de Barra do Ribeiro e passar por São Lourenço do Sul. São esperados cerca de 150 cavaleiros, que devem levar mais de 300 acompanhantes, entre amigos e familiares, na comitiva de apoio.

Na tarde de quarta-feira, um grupo de 15 participantes esteve no Palácio Piratini, em Porto Alegre, para entregar ao governador Eduardo Leite um ‘chasque’, contendo mensagem de apoio ao novo governo e destacando demandas do Sul do Estado. A prefeita Paula Mascarenhas, em período de férias na Capital, também acompanhou o ato.

Para a diretoria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), a cavalgada dá destaque a região e suas paisagens naturais, além de promover o turismo equestre e suas possibilidades.

O DESTINO É PELOTAS

A saída do grupo da sede do CTG Pealo da Tradição, onde os cavaleiros se reuniram desde às 6h da manhã de ontem, ocorreu às 14h30min. O primeiro destino será a Fazenda Barba Negra, após se deslocam para São Lourenço do Sul, com previsão de chegada no dia 24.

Mapa CavalgadaO próximo local de parada é a Fazenda do Sobrado, onde apresentações culturais, tertúlias, passeios turísticos e outras programações estão previstas para o dia 25, quando está marcada solenidade organizada pela prefeitura de São Lourenço do Sul, às 19h, e em seguida Missa Crioula às 20h.

A cavalgada continua no dia 26, com deslocamento a partir das 7h30min para a Ilha da Feitoria, onde vão ficar hospedados na Capela da Feitoria e serão recepcionados com um almoço campeiro, tendo por cardápio arroz carreteiro e pão.

O destino final do passeio é a praia do Laranjal, no dia 27 de janeiro, com previsão de chegada às 16h. O transporte de apoio durante todo o trajeto será feito por embarcações em que os participantes poderão depositar seus pertences. A 20ª Cavalgada da Costa Doce tem o apoio das prefeituras de Barra do Ribeiro, São Lourenço do Sul e Pelotas.

PARA PARTICIPAR

A participação na 20ª Cavalgada da Costa Doce tem o custo de R$250,00 por cavaleiro que integrar todo o trajeto (Barra do Ribeiro-Pelotas) ou de R$150,00 para aqueles que fizeram parte do percurso (São Lourenço do Sul-Pelotas). Os interessados devem se apresentar no primeiro dia do evento para o credenciamento, quando recebem a pulseira de identificação que deverá ser utilizada durante toda a cavalgada.

Os animais que irão participar precisam estar com os exames e vacinas em dia, comprovados por meio da caderneta de vacinação com registro da dose para influenza, além de atestado assinado pelo médico veterinário responsável pelo equino.

Mais informações podem ser verificadas pelo e-mail [email protected], ou através do telefone (53) 9 9103-3410

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções