Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Começa segundo semestre na UFPel

Começa segundo semestre na UFPel
12 agosto
08:57 2019

A Universidade Federal de Pelotas começa, hoje, o segundo semestre letivo de 2019, período que marca a passagem dos 50 Anos da Instituição, transcorridos na quinta-feira, dia 8 de agosto. São cerca de mil estudantes que ingressam na Universidade agora, entre os mais de 17,5 mil alunos que frequentam os 92 cursos presenciais e quatro a distância, na graduação.

A UFPel tem mais de 90 cursos de pós-graduação, nos níveis de especialização, de mestrado acadêmico e profissional e de doutorado, com cerca de três mil estudantes. Há também as Residências Médicas e a Multiprofissional. A comunidade universitária é completada por 1,4 mil docentes e 1,3 mil técnico-administrativos.

O último dia letivo será em 14 de dezembro, com os exames sendo aplicados de 16 a 21 daquele mês. Confira o Calendário Acadêmico no arquivo  Calendário-Acadêmico-2019_v02(4)  .

50 ANOS

As comemorações do Cinquentenário da Universidade, que começaram em agosto do ano passado, têm seu ponto alto neste semestre. Na quinta-feira, dia 8, data do aniversário, foi realizada a cerimônia comemorativa aos 50 Anos, no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), no Campus Capão do Leão.

A programação prossegue até o fim do ano, com a Rústica, que ocorre no dia 18 de agosto, domingo, e depois com eventos nos Restaurantes Universitários, com o lançamento do selo comemorativo dos Correios e com a participação na Feira do Livro de Pelotas, alusiva à data.

INÍCIO da segunda etapa do ano letivo 2019 será nesta segunda-feira

INÍCIO da segunda etapa do ano letivo 2019 será nesta segunda-feira

SEMANA INTEGRADA

A 5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Siiepe), maior evento da Universidade, ocorrerá de 20 a 25 de outubro, com o 3° Congresso de Inovação Tecnológica, o 5° Congresso de Ensino de Graduação, o 6° Congresso de Extensão e Cultura, a 21ª edição do Encontro de Pós-Graduação e com a 28ª edição do Congresso de Iniciação Científica. Na Semana, será realizada a segunda edição do Sua Tese em Três Minutos.

É BOM SABER

Para quem é novo na Universidade, ou mesmo para quem já é estudante, a seguir alguns links onde podem ser encontradas informações essenciais para a vida acadêmica.

Transporte de Apoio

https://wp.ufpel.edu.br/transporte/transporte-apoio/ .

Benefícios, auxílios, moradia, transporte, alimentação

https://wp.ufpel.edu.br/prae/ .

Bibliotecas

https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/ .

Intercâmbio e Mobilidade Internacional

https://wp.ufpel.edu.br/crinter/ .

CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO

O Cartão de Identificação, usado nos serviços da Universidade como restaurantes, transporte de apoio e bibliotecas, está disponível no aplicativo do Cobalto da UFPel. Para usá-lo, o usuário deverá possuir dispositivo com Android 4.4 ou superior e baixá-lo na Google Play.

Para fazer o cartão o estudante ou servidor deve ir a uma biblioteca para solicitá-lo e tirar a foto que vai no documento. O documento físico é retirado depois nos colegiados dos cursos.

CAPÃO DO LEÃO

Conforme resolução do Conselho Universitário, de julho, o horário das aulas no campus Capão do Leão será das 8h às 12h e das 14h às 18h, a partir deste segundo semestre de 2019.

ALTERAÇÕES NO TRANSPORTE DE APOIO

O Núcleo de Transporte informa que, após reunião ocorrida entre PRAE, representantes do DCE e o NuTrans, ficaram acertadas as seguintes alterações no Transporte de Apoio:

O primeiro horário da Linha de Apoio do Capão do Leão, que executa a rota 1 (Cotada – CCHS – Lyceu – FaMed – Campus Capão do Leão), será às 6:40, 7:00 e 7:10 com saída da Cotada. A alteração é devido ao novo horário das aulas do Campus Capão do Leão, com início às 8h.

Alteração do local da Parada Restaurante Escola, que deixará de ser em frente à Igreja Cabeluda, passando para a rua 15 de Novembro esquina com Dom Pedro II. 

Horários dos RUs

A Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis informa o horário de funcionamento dos Restaurantes Universitários, a partir do dia 12/08:

Café da manhã- RU da Rua General Telles (antiga CEU)
Somente para bolsistas
De segunda a sexta-feira:
06h45min – 08h30min
Sábados, domingos e feriados:
08h30min – 10h

RU Campus Centro- Rua Santa Cruz, 1705
De segunda a sexta-feira:
Almoço-11h às 13h30min
Jantar- 17h30min às 20h
Sábados, domingos e feriados:
Almoço-11h30min às 13h
Jantar- 18h30min às 20h

RU Campus Anglo
De segunda a sexta-feira:
Almoço-11h às 14h
Jantar- 17h30min às 20h
RU Campus Capão do Leão
De segunda a sexta-feira:
Almoço-11h às 14h

*Provisoriamente, enquanto o refeitório da Casa do Estudante não estiver pronto, moradores da CEU, exclusivamente, poderão realizar as seguintes refeições no RU da Rua General Telles (antiga CEU):
Diariamente:
Jantar- 18h – 19h30min
Sábados, domingos e feriados:
Almoço- 11h30min – 13h

**Para poder acessar o RU, é necessária a apresentação de documento original com foto ou carteirinha
virtual, via cobalto.

***Para agilizar as filas, tenha em mãos seu documento, o valor a ser pago pela refeição e procure facilitar o
troco.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções