Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Começam as matrículas do Sisu na UFPel

Começam as matrículas do Sisu na UFPel
31 janeiro
09:43 2019

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) deu início ontem ao seu processo de matrícula dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2019.

A Universidade aguarda pelos mais de 2,8 mil candidatos aprovados, que vão começar sua vida acadêmica em 80 diferentes cursos de graduação. O edital com todas as informações relacionadas ao procedimento está disponível aqui. A matrícula prossegue ainda hoje,  na sexta e na segunda-feira, das 8h30min às 14h, no Campus 2 (Rua Almirante Barroso, 1.202).

Calouro do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Erick Dorneles, 27 anos, de Pelotas, comemorava a aprovação logo na primeira vez que participou do Sisu. Conheceu o curso por meio de uma reportagem que leu em um jornal há oito anos e desde então pensava que, se buscasse um curso superior, seria esse. Agora, espera ampliar conhecimentos. “É um passo novo na minha vida. Gostei do atendimento que tive aqui na matrícula. Vai ser uma experiência bem legal”, opinou.

As irmãs Ana Letícia Borscheid Kuga, 17, e Amanda, 20, vieram de Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, para garantir a vaga de Ana Letícia no curso de Design Gráfico. Vocacionada para a área – garante a irmã -, a moça ainda não conhecia Pelotas e escolheu a UFPel pela aproximação da proposta do curso com seus objetivos. “Estou ansiosa. Vai ser um pouco longe de casa, mas vou encarar o desafio”, contou a nova universitária.

Uma equipe de 26 pessoas está trabalhando na recepção dos documentos e suporte ao processo de matrícula. Depois da entrega da documentação, conforme o caso, os candidatos já são encaminhados para as comissões de avaliação de cotas étnico-raciais, socioeconômicas e para pessoas com deficiência para receberem as orientações.

Para a gestora da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), Emileni Tessmer, o procedimento está ocorrendo tranquilamente e com agilidade. “A matrícula é a primeira impressão que eles [os novos estudantes] têm da UFPel. Eles chegam cheios de dúvidas sobre a cidade, as disciplinas, o curso, entre outras, e queremos que sejam recebidos o melhor possível. O atendimento tem sido positivo”, avalia.

Quem não conseguiu vaga na Chamada Regular pode fazer sua inscrição na Lista de Espera até o dia 5 de fevereiro, conforme as orientações do Ministério da Educação.

Quem não conseguiu vaga na Chamada Regular pode fazer sua inscrição na Lista de Espera até o dia 5 de fevereiro, conforme as orientações do Ministério da Educação.

A matrícula na UFPel já obedece à Lei Nº 13.726, de outubro de 2018, conhecida como “Lei da Desburocratização”, que confere agilidade ao processo. A regulamentação contempla, por exemplo, que documentos utilizados para fins de cadastro sejam entregues em cópias simples.

LISTA DE ESPERA
Quem não conseguiu vaga na Chamada Regular pode fazer sua inscrição na Lista de Espera até o dia 5 de fevereiro, conforme as orientações do Ministério da Educação.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções