Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Comércio detém mais contratações

27 novembro
09:50 2014

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, comemora dados que apontam saldo positivo de empregos no mês de outubro no estado. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o estado registrou 1.333 empregos no décimo mês de 2014. Este dado faz com que a economia gaúcha contabilize 45.904 vagas preenchidas de janeiro a outubro de 2014. O comércio foi o setor que mais contratou.

– O comércio varejista foi principal setor produtivo a alavancar o emprego no Rio Grande do Sul em outubro. O número de contratações superou o de demissões em 2.479 vagas. Ou seja, se não fossem os preparativos dos lojistas para as festas de final de ano, o estado estaria convivendo com queda de 1.146 vagas – destaca o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Em termos nacionais, o varejo gaúcho ficou na quarta posição dentre os estados que mais contrataram do setor, sendo apenas superado por São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Entre as cidades do Rio Grande do Sul, Capão da Canoa foi o município líder em contratações, seguido de Santa Cruz, Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Caxias do Sul, Pelotas e Santana do Livramento.

– Este período é muito positivo para o comércio, pois as vendas normalmente aumentam tanto por causa do Natal quanto devido aos gaúchos que partem para o Litoral gaúcho aproveitar os dias quentes. Assim, lojistas têm necessidade de contratar mais que outros setores – afirma Vitor Augusto Koch.

A liderança do saldo positivo de contratações em outubro ficou para os gêneros de produtos alimentícios, artigos do vestuário, comércio de mercadorias em geral, utilidades domésticas e calçados e artigos de viagem. Esse quadro é típico nas semanas anteriores à entrada de dezembro, já que tais ramos lojistas é que concentram as principais promoções de vendas natalinas.

Por outro lado, a maior concentração de demissões no varejo ocorreu em Rio Grande, repetindo a situação identificada em setembro. O fato está associado ao nível de atividade do polo naval e ao fato de grande parte dos trabalhadores locais ainda terem raízes em outros municípios, para onde se deslocam em feriados prolongados, ou pausas de produção dos estaleiros.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções