Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Comissão irá avaliar candidatos às cotas raciais na UFPEL

Comissão irá avaliar candidatos às cotas raciais na UFPEL
24 janeiro
09:22 2017

Para garantir a transparência e a integridade na ocupação de suas vagas para cotas raciais, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) instituiu a Comissão de Controle de Identificação do Componente Etnorracial (CCICE). O grupo, composto por técnicos, docentes e estudantes da UFPel, além de representantes da sociedade civil, terá a missão de verificar a autodeclaração dos candidatos e averiguar se preenchem as condições previstas para as cotas raciais.

A UFPel terá 1.568 vagas pela Lei de Cotas, sendo 817 delas raciais (categorias L2 e L4). Os interessados que preencham os requisitos podem escolher essas opções diretamente quando fizerem a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pelo site sisu.mec.gov.br. O prazo vai de 24 a 27 de janeiro.

Durante o período de entrega de documentos para a matrícula – que vai de 3 a 7 de fevereiro – , uma das etapas será a entrevista com a Comissão de Controle de Identificação do Componente Etnorracial.

Em relação a pessoas negras (pretas ou pardas) a avaliação considera o fenótipo – considerando as características físicas da cor da pele e dos aspectos predominantes marcados pelos traços negróides.

Em relação aos indígenas, a avaliação da Comissão considera aspectos fenotípicos indígenas, que se autodeclara indígena ou índio, que se apresenta enquanto tal, que é membro ou oriundo de comunidades indígenas e/ou que descende de povo indígena por relações de parentesco.

Outras informações e detalhes estão disponíveis na fanpage do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) da UFPel. Dúvidas sobre as cotas raciais podem ser enviadas diretamente para essa página.

Veja um vídeo informativo aqui.

SISU
As inscrições para o Sisu serão realizadas de 24 a 27 de janeiro. A UFPel está oferecendo, no total, 3.106 vagas para o primeiro semestre de 2017, distribuídas em 81 cursos de graduação. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site do Sisu.

O resultado da chamada regular está marcado para o dia 30 de janeiro. A matrícula será realizada de 3 a 7 de fevereiro.

De 30 de janeiro a 10 de fevereiro será o prazo para participar da lista de espera. A partir de 16 de fevereiro, as instituições devem fazer a convocação dos candidatos em lista de espera.

Pode fazer a inscrição no Sisu o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 e obteve nota na redação que não seja zero.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções