Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Como o Coronavírus impacta a situação dos clubes de Pelotas no Gauchão

Como o Coronavírus impacta a situação dos clubes de Pelotas no Gauchão
18 março
15:34 2020

A paralisação do campeonato estadual é válida por 15 dias. No entanto, ainda é impossível prever por quanto tempo essa parada durará

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, assim como demais confederações esportivas do país e do mundo, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) optou pela paralisação do Gauchão 2020 em virtude da pandemia de Coronavírus que assola o planeta e coloca em risco jogadores, comissão técnica, funcionários e torcedores.

A princípio, a paralisação do campeonato estadual é válida por 15 dias. No entanto, ainda é impossível prever por quanto tempo essa parada durará, uma vez que não há estimativa para a duração da crise de saúde que toma conta do país. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a estimativa é de que os próximos meses sejam conturbados no país, o que leva a entender que as competições não devem retornar antes disso.

Fatalmente, essa paralisação trará consequências ao Campeonato Gaúcho e aos times da cidade, o Pelotas e o Brasil de Pelotas, que disputam a primeira divisão do estadual. Um dos cenários possíveis é o cancelamento do campeonato por falta de calendário disponível, e isso implica diretamente na situação dos times pelotenses, que brigam contra o rebaixamento na atual edição.

Jogador1PelotasDe acordo o regulamento, os dois piores times na soma de pontuação dos dois turnos serão rebaixados para a divisão de acesso. Segundo o portal especializado Sites de Apostas, a chance de rebaixamento do Pelotas, diante do desempenho do clube no certame, é enorme. Com apenas uma vitória em oito jogos disputados até aqui, um aproveitamento de 21%, tem a segunda pior campanha do torneio e está na zona da degola: são apenas 5 pontos, ficando à frente somente do São Luiz, que tem 4.

A situação do clube ficou ainda mais complicada depois das derrotas para Grêmio, por 1 a 0, e Esportivo, por 2 a 1 (com portões fechados). O time ainda tem – ou teria – três jogos restantes para tentar evitar a degola: o clássico contra o Brasil e os duelos contra Caxias (campeão do primeiro turno e classificado para a final do torneio) e São José

Situação do Brasil de Pelotas

Com 8 pontos somados em 8 jogos, o Brasil de Pelotas também vive situação complicada. O time é o 8º colocado na classificação geral e também corre o risco de ser rebaixado. Está apenas a dois pontos de Novo Hamburgo e Juventude, que também estão ameaçados, além de três pontos de vantagem para o próprio Pelotas, primeira na zona do rebaixamento.

Jogador2BrasilO Xavante tem a pior campanha do grupo B no segundo turno, e vem de dois jogos sem vitórias: empate contra o Ypiranga de Erechim (2 a 2), em casa, e derrota para o Internacional (2 a 0), no Estádio Beira-Rio.

Os três jogos restantes do Brasil na competição seriam contra três equipes ameaçadas: Pelotas, Juventude e São Luiz, todos com campanhas piores que o Xavante na soma dos dois turnos, o que “anima” os torcedores pela permanência na elite do futebol estadual.

 

Como fica o campeonato?

Com a crise de Covid-19, no entanto, tudo pode mudar. Uma das alternativas é cancelar o Campeonato Gaúcho 2020, com possibilidade de anulação do rebaixamento para que nenhum time saia prejudicado, embora a Federação Gaúcha de Futebol ainda não tenha se manifestado a respeito dessa possibilidade.

Essa solução “salvaria” o futebol de Pelotas, uma vez que a chance de um dos dois clubes ser rebaixada é grande, dada as campanhas bastante irregulares (sobretudo a do Lobo)

Uma outra possibilidade seria encerrar a competição com a classificação de momento, o que seria bastante prejudicial ao Pelotas, já que o time integra a zona do rebaixamento no momento de paralisação do Campeonato Gaúcho.

A terceira via, que no fundo é aquela esperada por todos, é de que o a situação se normalize e o Campeonato volte a ser disputado de onde parou. Neste cenário, Brasil e Pelotas teriam mais três rodadas para evitar o descenso, incluindo um clássico entre eles, marcado para a próxima rodada.

Com atividades suspensas, os clubes ainda aguardam os próximos capítulos dessa crise que assola o Brasil e o mundo, mas os torcedores certamente não tiram o olho da tabela de classificação e, principalmente, das chances de rebaixamento de ambas as equipes.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções