Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Comprador de carro zero quilômetro poderá ter que plantar árvore em Pelotas

Comprador de carro zero quilômetro poderá ter que plantar árvore em Pelotas
13 novembro
12:30 2013

Projeto protocolado na Câmara Municipal estabelece que, a cada veículo novo comercializado, seja plantada uma muda de árvore

Vereador Antônio Peres é o criado do projeto

Vereador Antônio Peres é o criador do projeto

Com a frota de veículos em Pelotas crescendo consideravelmente, a cidade acaba ficando cada vez mais poluída, e para reverter esse quadro o vereador Toninho (PSB), protocolou um Projeto de Lei para a preservação do meio ambiente

O vereador Antonio Peres, o Toninho (PSB) protocolou um Projeto de Lei no qual os estabelecimentos que comercializam veículos automotores, zero quilômetro, deverão fornecer junto à venda do carro uma muda de árvore ao comprador.

Estudos feitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicaram que 90% dos poluentes presentes em áreas urbanas vêm dos veículos. A frota de carro e motos pelotenses têm crescido a cada dia, atento a isso o vereador protocolou a lei que ajuda na preservação do meio ambiente. “O plantio de uma nova árvore além de combater a poluição, deixará a cidade com uma paisagem mais aprazível”, disse Toninho.

A proposta do vereador é que no momento da assinatura do contrato de compra ou na entrega do veículo ao proprietário, o vendedor entregue a planta junto com informações gerais sobre a espécie, recomendações sobre o local de plantio e a importância da preservação do meio ambiente.

A respeito da proposta de lei do vereador alguns donos de concessionárias consideram boa a iniciativa, mas não acreditam que todos os compradores de automóveis plantarão de fato suas mudas. “Seria mais viável que ao invés dos consumidores serem os responsáveis pelo plantio das árvores,  as próprias concessionárias ficassem encarregadas deste plantio.” avalia um proprietário de uma revenda local.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções