Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

COMUNICAÇÃO : Rádio Com sintoniza as vozes da coletividade

14 fevereiro
09:35 2019

Há quase vinte anos no ar, a Rádio Com 104.5 será tema de documentário

Por Carlos Cogoy

Rádio COM logo 4Operador de áudio, produtor e locutor, José Luiz Moraes abre a programação da Rádio COM FM 104.5. De segunda a sexta das 7h às 8h30min, ele apresenta o “Nativismo sem fronteiras”. Na emissora desde 2001, ano em que a rádio entrou no ar, José Luiz diz que no seu programa não toca “bagualismo”, mas o som dos festivais. Natural de Vacaria e, com passagens pela rádio Fátima na cidade natal, e São Francisco em Caxias do Sul, José Luiz está radicado em Pelotas há 35 anos. Mas, além do nativismo com “conteúdo crítico”, ele atualmente é o coordenador geral da Rádio COM. Para ouvir online: radiocom.org.br

DOCUMENTÁRIO – Regulamentada há quase dez anos, a emissora comunitária entrou oficialmente no ar a 12 de junho de 2001. Viabilizada através de coletivo que reúne sindicatos e movimentos sociais, a Rádio COM conta com equipe de profissionais e dezenas de voluntários. Conforme José Luiz, a 104.5 envolve cerca de sessenta pessoas. Ele observa que a rádio tem sido a experiência para universitários, proporcionando desde estágios para estudantes de jornalismo, até espaço para o debate de temas como feminismo, negritude, saúde mental, história, literatura, antropologia, direitos humanos, economia solidária, cultura latino-americana, conjuntura local, e as contradições no Estado e País, bem como o tabuleiro da geopolítica.

PROGRAMAÇÃO plural, sintonizada com as vozes da comunidade. Nas manhãs de segunda a sexta, após o “Nativismo sem fronteiras”, programas como “Contraponto”, que conta com o talentoso radialista Regis Oliveira, seguido pelo “Manhã Cultural” – excetuando sexta – com a DJ Helô. Ao meio-dia, o antológico “Pausa”, com Gil Fernandes oferecendo especiarias sonoras. À 16h, também de segunda a sexta, jornalista Ediane Oliveira apresenta o “Navegando Rádio COM”. Entre os programas consagrados que integram a grade de programação: “Olhares” com Álvaro Barcellos nas segundas às 20h; “Cantos de Luta e Esperança” com Fernando Soares, Eduardo Pereira e Maurício Raupp Martins, veiculado aos domingos às 10h30min, e reprisado nas terças às 21h; “Samba e Liberdade” com Jarbas Lazzari nas sextas às 14h30min; “Gente como a gente” aos sábados às 13h; “Bicho de sete cabeças” aos sábados às 15h; “Estação Blues” com Luciano Teixeira às terças às 22h30min; “Sociedade em debate” nas sextas às 17h30min; “Revendo o passado” com Luiz Hadê nas quartas às 14h30min. Entre as novidades, “Lua Sangrenta” às sextas às 10h30min,  “Arquibancada do Samba” nas quintas às 21h, e “Vozes do Mundo” com poeta e professor Fabio Amaro Duval nas quartas às 13h. Participação e informações através do fone: 3222.1571.

Coordenador geral José Luiz Moraes apresenta o “Nativismo sem fronteiras”

Coordenador geral José Luiz Moraes apresenta o “Nativismo sem fronteiras”

COMPROMISSO – A coordenação da emissora tem coletivo com sete integrantes. Neste ano, diz José Luiz, ele conclui a gestão como coordenador geral. Destacando que a emissora, via Internet, tem ouvintes em países como Portugal, Holanda, Canadá, EUA, Uruguai e Suécia, José Luiz ressalta que o compromisso é pela responsabilidade ética, com postura crítica e questionadora, num processo plural e participativo, que vise o interesse público. Ele cita o sociólogo Herbert de Souza: “O termômetro que mede a democracia numa sociedade dos cidadãos na comunicação”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções