Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Comunidade conhece policiais do 11º núcleo de policiamento

04 julho
14:54 2014

O prefeito Eduardo Leite participou na noite desta quinta-feira (03/07/14), na Cohab Guabiroba, do lançamento do 11° Núcleo de Policiamento Comunitário de Pelotas – ao todo são 11 núcleos. No evento, além de apresentar à população os quatro policiais que irão fazer a segurança e residir nos bairros que fazem parte deste núcleo (Fragata, Guabiroba e Vila Farroupilha), a Polícia Militar (PM) explicou as diretrizes do Programa viabilizado por meio de parceria da prefeitura com o governo do Estado.
“Cada bairro é uma pequena cidade, este projeto aproximará a polícia da comunidade, que conhecerá sua rotina e coibirá o crime organizado e a insegurança”, destacou Eduardo, ressaltando a importância do diálogo com os moradores que conhecem melhor que ninguém quais são os locais e horários em que a presença dos policiais se faz mais necessária no bairro. Ele lembrou que nos últimos anos a população aumentou e o efetivo da Brigada Militar (BM), ao invés de aumentar, caiu em cerca de 30% no Rio Grande do Sul – de 32 mil para 23 mil homens, em todo o Estado. Além disso, frisou a importância das 11 viaturas novas enviadas ao Município que operava somente com sete.

O objetivo principal do Policiamento Comunitário, explicou o 1º sargento do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Antônio Maria Casarin, é aproximar a polícia da comunidade, estreitar relações e com isso reduzir os índices de criminalidade da cidade e aumentar a sensação de segurança pública. Casarin apresentou à comunidade os soldados Kesler, Valadão, Daniela e Juliana que farão o policiamento efetivo no núcleo.

O prefeito adiantou que, ainda que a segurança pública não seja de responsabilidade da prefeitura, não haverá restrições orçamentárias do Município caso o governo do Estado aceite ampliar o programa em Pelotas. Foto: Eduardo Beleske

O prefeito adiantou que, ainda que a segurança pública não seja de responsabilidade da prefeitura, não haverá restrições orçamentárias do Município caso o governo do Estado aceite ampliar o programa em Pelotas.
Foto: Eduardo Beleske

O comerciante local César Santos não escondia seu contentamento com a equipe, porém, sugeriu a prática de políticas sociais que interessem jovens da comunidade. “Precisamos sim de mais segurança, mas precisamos também que as nossas crianças compreendam a importância do esporte e da educação para que não venham se tornar marginais”, falou o comerciante.

Foram repassados à comunidade pela Brigada Militar os números de telefones que funcionarão na viatura. Em caso de emergência os moradores desse núcleo podem entrar em contato pelo número 190 ou pelos telefones celulares 9109-4939, 8425-5786 ou 8114-8815. O 4º Batalhão de Polícia Militar também pode ser solicitado pelo e-mail:[email protected].

Participaram do lançamento os vereadores Ademar Ornel (DEM), Vicente Amaral (PSDB) e Tenente Bruno (PT) e integrantes do 4º BPM.

O Projeto – Em Pelotas, dez núcleos fixos e um de coordenação abrangerão todos os bairros. As unidades irão funcionar com quatro PMs residindo com suas famílias e trabalhando no local. Os grupos estarão equipados, mas atuarão como moradores, participando das ações das comunidades. A prefeitura investirá cerca de R$ 300 mil ao ano no programa, auxiliando na moradia dos policiais.

Ainda que o principal objetivo do projeto não seja atacar crimes como tráfico ou homicídios, as estatísticas de onde o Programa já foi implementado apontam para uma redução significativa em todos os delitos – em alguns municípios chegou a cair 57% o número de homicídios e 100% o de latrocínios (roubo seguido de morte). Em Caxias do Sul, em um ano e meio de atuação foi possível constatar uma redução de 50% dos registros de homicídios e roubos.

Os horários e locais de atuação serão definidos juntamente com a comunidade em reuniões periódicas com representantes da comunidade, onde serão apresentados relatórios de avaliação do programa.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções