Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

COMUNIDADES PORTUGUESAS : 30º Encontro realizado em Pelotas foi sucesso

COMUNIDADES PORTUGUESAS : 30º Encontro realizado em Pelotas foi sucesso
04 dezembro
10:06 2018

Pelotas recebeu no último fim de semana, o 30º Encontro das Comunidades Portuguesas e Lusodescentedes do Cone Sul, promovido pelo Centro Português 1º de Dezembro, com apoio da Prefeitura.

Na noite de sábado, a prefeita Paula Mascarenhas e o vice-prefeito Idemar Barz participaram de jantar na sede campestre do clube, com mais de 200 pessoas, a maioria de famílias com origens em terras lusitanas.

No domingo, a prefeita recebeu no Paço Municipal uma comitiva formada por autoridades portugueses e luso-descendentes para assinatura de protocolo de cooperação entre Pelotas e o Ministério de Negócios Estrangeiros da República Portuguesa, representado pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, e o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral.

Esse é o 10º documento do tipo assinado no mundo e o primeiro da América Latina, junto ao assinado em Porto Alegre. Segundo Carneiro, a ideia é estreitar ainda mais os laços que ligam a comunidade pelotense à Portugal, reforçando um ciclo de reafirmação da presença lusa na cidade. “Pelotas está para Portugal, assim como Portugal está para o mundo, e queremos destacar essa integração.”

Para Paula, a vinda dos portugueses ao Município é importante para o turismo e para a história da cidade, pois leva para o outro lado do oceano o nome de Pelotas e traz reconhecimento aos descendentes de portugueses que aqui vivem. “Pelotas é a Capital do Rio Grande do Sul dos portugueses. Temos muito de Portugal em nossas origens e esse encontro reforça esses laços, reforçou a prefeita.”

BUSTO do escritor Luis de Camões inaugurado no Largo de Portugal

BUSTO do escritor Luis de Camões inaugurado no Largo de Portugal

LUIS DE CAMÕES

Após a assinatura do termo de cooperação, a prefeita Paula Mascarenhas e os membros da comitiva abriram a exposição com itens da cultura portuguesa das famílias residentes no município – disponível na sala Frederico Trebbi, no Paço Municipal -, e foram para o Largo de Portugal, onde inauguraram o busto do escritor Luis de Camões, verdadeiro ícone da literatura portuguesa e mundial. “Temos muito apreço pela forma como Pelotas se abre à Portugal. Esse é o primeiro passo para muitos que virão no futuro”, disse o secretário José Luis Carneiro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções