Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

CONCERTO : Nesta terça às 19h, Orquestra Estudantil Areal e Orquestra Municipal se apresentam na Catedral Anglicana do Redentor

CONCERTO : Nesta terça às 19h, Orquestra Estudantil Areal e Orquestra Municipal se apresentam na Catedral Anglicana do Redentor
22 janeiro
08:51 2019

Por Carlos Cogoy

                 No repertório, Vivaldi e até o Pop de Bruno Mars, novidades que estão sendo ensaiadas pelo professor Gabriel Corrêa. Ele é de São Leopoldo, e está participando do 9º Festival Internacional SESC de Música. Entre as atividades, aulas com os jovens das orquestras estudantis Areal e Municipal. De acordo com a professora Lys Ferreira, que coordena os projetos na Escola Estadual de Ensino Médio Areal, e na Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), os adolescentes também têm participado, como ouvintes, em outras oficinas proporcionadas pelo festival. Para o concerto desta noite, com início às 19h, ela recomenda que o público chegue com antecedência já que a entrada será franca.

APRESENTAÇÃO contará com quarenta integrantes, que estarão tocando instrumentos como: violinos; violas; violoncelo; contrabaixo; flauta doce; flauta transversal; clarinete; escaleta; trompete; piano; guitarra e bateria. Lys Ferreira também menciona algumas das músicas que já integravam o repertório, mas estão sendo aprimoradas: “Stand By Me” de Ben E. King; “Aquarela” de Toquinho; Monte Castelo do Legião Urbana; “Hallelujah” de Leonardo Cohen. Como local, a Catedral Anglicana do Redentor – igreja “Cabeluda” -, à rua 15 de Novembro 472.

LYS Ferreira coordena

LYS Ferreira coordena

FESTIVAL – Lys menciona sobre a participação no Festival de Música: “A Orquestra Estudantil Areal tem participado do Festival, desde o convite de Luis Fernando Parada na sétima edição. É o terceiro ano consecutivo que os alunos integram a programação, e recebem instruções de professores experientes como Gean P. Veiga em 2017, Fabrício Basso em 2018, e agora Gabriel Corrêa. Saliento o quanto a participação desses alunos torna-se imprescindível, considerando que o festival é capaz de proporcionar aprimoramento técnico e uma enriquecida troca de experiências. Daí, essas duas semanas transportam os alunos para um novo mundo, repleto de novas possibilidades profissionais com a música, transformando radicalmente a realidade dos jovens. Sendo assim, esse convite também estendeu-se para a Orquestra Estudantil Municipal, outro trabalho que coordeno, e possibilitando consolidar mais uma grande realização no cenário da música de concerto em Pelotas”.

TRANSFORMAÇÃO – A coordenadora menciona sobre mudanças nas metas dos jovens: “Na orquestra do Areal, temos uma jovem, Bruna Monteiro, que ingressou para o curso de licenciatura em música da UFPEL em 2018. E ainda o formando do terceiro ano do ensino médio, Carlos Eduardo Santos, que provavelmente ingressará no mesmo curso ainda este ano. Mas também temos outros jovens que ainda não têm a decisão tomada sobre a futura formação. Porém, sem duvida, a música jamais deixará de fazer parte de suas vidas. Na escola, é percebido pelos demais professores, o quanto a música transformou a vida desses jovens, tornando-os mais responsáveis com seus estudos, mais participativos e integrados com as outras atividades da escola. Também houve uma visível melhora nas notas, reduzindo as reprovações, sendo possível perceber o quanto esses alunos cresceram como protagonistas na construção do próprio conhecimento”.

MUNICIPAL – Criada em abril do ano passado, a Orquestra Estudantil Municipal, projeto da Prefeitura, ainda está se estruturando. Lys explica: “A Orquestra Municipal começou em abril de 2018, a convite do secretário da SMED Artur Correa. É formada por alunos da rede municipal, a partir do quarto ano do ensino fundamental, de diversas escolas abrangendo todos os bairros da cidade, inclusive zona rural. O período de inscrição e seleção à participação será em março, porém, se houver vagas, o aluno pode ingressar no decorrer do ano. Será encaminhado edital para as secretarias das escolas municipais, bem como ficha de inscrição e material informativo”.

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções