Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Conferência Municipal do Povo de Terreiro discute Matriz Africana

26 fevereiro
14:55 2014
Paula Mascarenhas esteve presente no evento

Paula Mascarenhas esteve presente no evento

A vice-prefeita Paula Mascarenhas participou, nesta terça-feira (25/02/14), da abertura da 1ª Conferência Municipal do Povo de Terreiro, organizada pela Coordenação do Comitê Estadual do Povo de Terreiro, em parceria com prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS).

O evento, com tema central “A Matriz e seus Pressupostos Civilizatórios”, tem como objetivo a discussão e reflexão sobre da Matriz Africana como processo civilizatório do povo brasileiro, fundamental nas discussões de políticas públicas contra a desigualdade racial.

Conforme Paula, a realização da Conferência é um marco para desenvolver propostas e apontar o caminho do avanço no sentido de igualdade entre as religiões que são um patrimônio imaterial do Município.  “O poder público é laico, mas tem o dever de lutar pela igualdade de todas as religiões”, destacou a vice-prefeita.

No evento, serão discutidos em eixos Direitos Humanos, Marco Legal, Racismo, Intolerância Religiosa, Desenvolvimento Sustentável e Comunidade Tradicional, Organização Social, Política e Educação. A 1ª Conferência do Povo Terreiro irá propor políticas públicas voltadas ao Povo Terreiro e às populações de ascendência africana.

A Conferência irá propor políticas públicas voltadas ao Povo Terreiro e às populações de ascendência africana.

A Conferência irá propor políticas públicas voltadas ao Povo Terreiro e às populações de ascendência africana.

“Nosso povo não maltrata animais, nem plantas e nem pedra”, destacou em seu pronunciamento a coordenadora do Comitê Estadual do Povo de Terreiro do Governo do Estado, Sandra Li de Campos Bueno.

Os conselhos municipais irão se reunir em Porto Alegre, de 20 a 23 de março, quando ocorre a 1º Conferência Estadual do Povo Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul.

Participaram da Conferência, a secretária da SJSS, Clesis Crochemore e sua equipe de trabalho, o presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Fábio Gonçalves e a representante Civil do Comitê Estadual do Povo de Terreiro, Gisa Elena Soares.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções