Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

CONSCIÊNCIA NEGRA: Seminário com palestras, oficinas e mostras

22 outubro
18:00 2014

Homenageadas Ernestina Pereira e Sirley Amaro foram escolhidas através de votação popular

Por Carlos Cogoy

Homenageada Ernestina Preside o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos  CRÉDITO: Cogoy

Homenageada Ernestina preside o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos
CRÉDITO:
Cogoy

Entre os dias 13 e 21 de novembro, palestras, oficinas e mostras na programação do 6º Seminário da Consciência Negra (SECONEP). A iniciativa é do grupo de pesquisa e extensão “Design, Escola e Arte do Centro de Artes da UFPel”. A coordenação é da professora Dra. Rosemar Lemos (UFPel), que salienta a votação “on-line” para a definição das homenagens. Entre as quinze opções com lideranças da comunidade negra, durante quase três meses de votação, destacaram-se a “griô” Sirley Amaro, sindicalista Ernestina Pereira – Sindicato dos Trabalhadores Domésticos está completando 25 anos -, e o grupo de professoras negras da UFPel. O SECONEP terá atividades em diferentes locais, e conta com apoio da Asufpel-Sindicato, ETCESUL, SEST/SENAT e Banco do Brasil. Inscrições poderão ser efetuadas nos locais da programação ou no “blog”:  seconep.blogspot.com.br

GRIÔ Sirley Amaro também será destaque CRÉDITO: Divulgação

GRIÔ Sirley Amaro também será destaque
CRÉDITO:
Divulgação

ATIVIDADES – A 13 de novembro das 18h às 21h30min no Centro de Integração do Mercosul – rua Andrade Neves 1.529 -, palestras com os temas: Ações em prol das crianças e idosos; saúde pública; valorização da cultura negra.

VOZES DA ÁFRICA – Dia 14 das 13h30min às 17h30min, atividades no Centro de Artes da UFPel. No auditório 1, palestras com os temas: História do Negro na Mídia; Racismo na Escola; Realidade dos Quilombos Sul-Riograndenses; Importância da Arte para a Inclusão Social. Também serão realizadas oficinas com o tema geral “Vozes da África”. Na sala 208, “Brasil é meu nome”, sala 209 com “Filh@ Brasil”, sala 210 com “EstéticÁfrika”, e na sala 211 “Mãe África”.

EXPOSIÇÕES no dia 16 das 14h às 18h30min. Como local, praça Dr. Francisco Xavier Ferreira – imediações do estádio Bento Freitas. Na programação, brincadeiras africanas, instrumentos musicais, estêncil, turbantes, penteados, Hip Hop, grafite, customização, Hora do Conto.

Dilermando Freitas na programação

Dilermando Freitas na programação

DEBATES – A 20 de novembro, Dia da

Coordenadora Rosemar Lemos

Coordenadora Rosemar Lemos

Consciência Negra, programação será as 10h às 20h na sede do Sindicato dos Servidores da UFPel (ASUFPel) – rua 15 de Novembro 262. Às 10h, palestra com o historiador Fábio Gonçalves, que preside o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas. Às 11h, palestra com a professora Rosane Rubert e mestrandas Sabrina e Luisa. Na sequência, intervalo para almoço. Às 14h, professora Rosemar Lemos estará mediando debate com mulheres acerca da questão racial. Às 15h, palestra com o Pai Fernando de Xangô – babalorixá e seus iaôs (filhos). Haverá apresentação de tamboreiro, que mostrará toques de atabaque. Também mostra de indumentária da Nação da Casa Ilê de Axé. Às 16h, apresentação do grupo de dança Odara, sob a direção de Dilermando Freitas. Às 17h30min, apresentação de banda de samba. No local, exposição do escultor Elvandir “Vandico” Santos Caldeira.

ENCERRAMENTO – Dia 21 das 9h às 20h na ASUFPel-Sindicato, mostra de filmes “Verdade na tela”. Conforme divulgação, serão exibidos filmes que abordam “questões culturais, sociais e históricas, direcionadas a crianças, jovens e adultos”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções