Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

CONSCIÊNCIA NEGRA : Seminário homenageará as mulheres negras da UFPel

20 novembro
08:13 2018

Quarta-feira terá início o X Seminário da Consciência Negra de Pelotas

Por Carlos Cogoy

Dr ª. Rosemar Gomes Lemos coordena o seminário

Dr ª. Rosemar Gomes Lemos coordena o seminário

A abertura oficial acontecerá quarta às 17h no Clube Cultural Fica Aí Pra Ir Dizendo – rua Marechal Deodoro 368. A programação do X Seminário da Consciência Negra de Pelotas (SECONEP), também terá atividades sexta e domingo. A coordenação é do grupo de extensão e pesquisa “Design, Escola e Arte” do Centro de Artes (CEARTES/UFPel), sob a orientação da professora dra. Rosemar Gomes Lemos, em parceria com o Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD), e Prefeitura.

TEMÁTICA – A dra. Rosemar Lemos divulga os temas que serão desenvolvidos na programação deste ano: O papel da mulher negra na sociedade; A universidade depois dos 30; Violência contra a população negra; População negra na mídia; O mercado de trabalho. O encerramento será com Kizomba no Parque da Baronesa, à avenida Domingos de Almeida 1.490.

ETNIA NEGRA – A cada edição, o Seconep homenageia lideranças e destaques da comunidade negra. Neste ano, informa a dra. Rosemar, o seminário prestará homenagem coletiva. O objetivo é valorizar e proporcionar reconhecimento a mulheres negras que integram a UFPel. Ela acrescenta: “O Seconep surge como uma ocasião dedicada à reflexão sobre a presença da etnia negra na universidade, a qual, após a implementação das políticas afirmativas vem gradativamente aumentando sua presença neste espaço. Também serão abordadas as dificuldades que são encontradas pela sociedade diariamente em outros âmbitos de sua vida. Com o objetivo de abrir espaço para discussão e construção de propostas engrandecedoras para a população, o seminário vem evidenciando e caracterizando o trabalho da cultura negra na cidade de Pelotas”.

ATIVIDADES – O X Seconep terá atividades como palestras, exposições e apresentações artísticas. O foco é instigar o debate, em várias áreas, contribuindo para democratizar as relações. Na quarta, a programação no Clube Fica Ahí, será das 14h às 21h30min. Já no dia 23 – também no Fica Ahí -, as atividades serão desenvolvidas entre 8h30min e 11h30min, e das 14h às 17h30min. No dia 25, programação no Parque da Baronesa, bairro Areal, com atividades das 14h às 17h30min.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções