Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Consciência Negra: Tarde de contação de histórias no Fica Ahí

20 novembro
15:09 2014
A tarde dos Erês, como foi chamada, faz parte da programação cultural da Semana da Consciência Negra, que este ano tem como tema “Nosso Quilombo é em todo lugar”

A tarde dos Erês, como foi chamada, faz parte da programação cultural da Semana da Consciência Negra, que este ano tem como tema “Nosso Quilombo é em todo lugar”

Crianças do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Doutor Joaquim Assumpção participaram de uma atividade de contação de histórias infantis no Clube Cultural Fica Ahí Pra Ir Dizendo, nesta quarta-feira (19/11/14) com a diretora Cultural da entidade, Maria Teresa Barbosa. A tarde dos Erês, como foi chamada, faz parte da programação cultural da Semana da Consciência Negra, que este ano tem como tema “Nosso Quilombo é em todo lugar”.

Um momento de conversa, para integrar alunos e professores presentes, abordou a história de fundação do clube e a biblioteca Negra de Pelotas, que fica dentro da entidade. Durante a tarde, o público teve acesso a publicações com personagens negros, como o livro “A Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Maria Machado, e “Só me diz Por que… Temos Cor de Pele Tão Diferentes?”, de Sara Agostini. A fábula do “Tambor do Planeta Terra” foi outra atividade que estimulou a imaginação de crianças e adultos.

Luane Tedesco, de 10 anos, aluna do 5º ano da Doutor Joaquim Assumpção, disse que adorou participar da roda de dança ao som de tambores. “Gostei, achei muito legal”. A professora de Luane, Marisângela Farias, salientou ter trabalhado a arte africana em sala de aula, além da diversidade e a presença do negro na sociedade.

A Semana, promovida pela Prefeitura, através das secretarias de Justiça Social e Segurança (SJSS), Cultura (Secult), Educação e Desporto (Smed), Conselho Municipal de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra, segue até o dia 22 de novembro com oficinas, minicursos, ciclos de cinema e feiras.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções