Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

CONSELHO DA MULHER : Solenidade marca posse da nova presidente

11 agosto
09:19 2017

Luciana Custódio tomou posse como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em cerimônia quarta-feira  no Salão Nobre da Prefeitura. Ativista do Núcleo Coletivo Rosas do Gueto e da Associação dos Moradores da Guabiroba, a professora ressaltou o papel de representar as mulheres na luta por igualdade e oportunidades. Luciana assumiu a entidade no lugar de Diná Bandeira.

A prefeita Paula Mascarenhas convidou a todos para apoiar a causa e combater a violência de gênero. “Normalmente esses crimes ocorrem dentro de casa, um lugar que deveria ser de afeto e segurança. Vamos lutar contra todos os tipos de violência com o Pelotas Pacto pela Paz, um Plano Municipal de Segurança Pública que precisa da ajuda de toda a sociedade”, disse a chefe do Executivo.

PROFESSORA Luciana Custódio assumiu o cargo em evento concorrido

PROFESSORA Luciana Custódio assumiu o cargo em evento concorrido

A Polícia Civil em Pelotas registra mensalmente 1,8 mil ocorrências de violência doméstica contra as mulheres. De acordo com a titular da Delegacia da Criança e do Adolescente, Angélica Gentilini da Silva, todas as denúncias que chegam pelos números 180 e 197, ou ainda feitas de forma anônima, são investigadas. “Temos uma grande rede de proteção que inclui o Judiciário e o Ministério Público”, explicou a delegada, que destacou a importância de romper com a cultura do silêncio desse tipo de violência.

Em prol das políticas públicas voltadas às mulheres, a Prefeitura atua através da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres e do Centro de Referência Especializado de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência. Com apoio do Conselho, da Polícia Civil e do Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas (Gamp), o local acolhe mulheres em situação de violência em sua sede, na rua Cassiano nº 152.

A solenidade também homenageou os 20 anos da morte do sociólogo Herbert de Souza, completados nesta quarta, e a campanha Agosto Lilás, que alerta para a violência contra a mulher. Participaram da posse o vice-prefeito Idemar Barz, a secretária de Governo, Clotilde Victória, e as vereadoras Daiane Dias (PSB) e Fernanda Miranda (PSOL).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções