Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA : “AfinaSul” promove curso gratuito

04 outubro
14:13 2015

Nesta segunda das 19h às 21h30min, será realizado o curso “Instrumentos de cordas e o improviso na música antiga” 

Por Carlos Cogoy

Prof. Fernando Mattos

Prof. Fernando Mattos

Oportunidade para conhecer alguns instrumentos incomuns. No curso que integra a sequência de atividades comemorativas aos 97 anos do Conservatório de Música da UFPel, curiosidades como a “Lira” (grega), “Setar” (alaúde persa), “Oud” (alaúde árabe), e a “Cítola” (guitarra medieval). A programação gratuita segunda à noite, será no auditório 2 do Centro de Artes (CEARTES) – rua Álvaro Chaves 65. O ministrante será o doutor em composição Fernando Mattos (UFRGS), e a coordenação da atividade do projeto AfinaSul, é do professor Guilherme Campelo Tavares. O curso conta com apoio da Associação dos Amigos do Conservatório de Música (ASSAMCON). Informação na segunda das 13h30min às 16h30min, com Eliane no fone: 3222.2562.

IMPROVISAÇÃO – Guilherme menciona sobre o curso: “O programa do curso contemplará as origens dos instrumentos de cordas pinçadas, o estudo de sistemas musicais de diferentes tradições antigas, como Suméria, Grécia, Pérsia, mundo árabe e bizâncio, incluindo a apreciação de improvisações nos referidos idiomas musicais. Os participantes estarão convidados, nos últimos trinta minutos do curso, a utilizar seus próprios instrumentos musicais ou vozes. A ideia é uma improvisação coletiva com base em algum dos tópicos estudados.

MINISTRANTE do curso conforme divulgação: “Doutor em composição, Fernando Mattos (Porto Alegre, 1963) é professor do Departamento de Música da UFRGS. Compositor e arranjador com trabalhos para diferentes formações vocais e instrumentais, participação em trilhas sonoras para teatro, vídeo e cinema e produção de material sonoro para exposições.

Instrumento “Setar”

Instrumento “Setar”

Dedica-se à pesquisa e interpretação de música antiga e contemporânea através de instrumentos de cordas pinçadas, como alaúde, viola e violão, com atuação em recitais solo, grupos de câmara e orquestras barrocas. Como instrumentista, arranjador e compositor, tem participação em vários trabalhos premiados. Entre outros, teve participação no Conjunto de Câmara de Porto Alegre, grupo escolhido pelo Itamaraty para representar o Brasil na inauguração da primeira Casa de Cultura do Mercosul, em Colônia de Sacramento, no Uruguai”.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções