Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA : Iniciam as comemorações do centenário

21 setembro
08:09 2017

Foram abertas as comemorações dos Cem Anos do Conservatório de Música da UFPel. Recital realizado na noite de segunda-feira, na Biblioteca Pública Pelotense (BPP), marcou o começo dos festejos do centenário da unidade e também os 99 anos da Instituição, completados nesta data.

Mais de 200 pessoas lotaram o Salão Nobre da BPP, para assistir apresentações musicais de professores do Conservatório.

Mas não foram só os recitais dos docentes que deram um clima comemorativo ao evento desta segunda-feira. Durante o encontro, foi assinado Termo de Cooperação entre a UFPel e o Sesc RS que resultará em atividades conjuntas em áreas como de lazer, saúde e cultura, que estão dentro do espectro da atuação do Sesc, e também que firma parceria para caracterizar a 8ª Edição do Festival Internacional Sesc de Música, que se realizará de 15 a 26 de janeiro de 2018, em Pelotas, como evento comemorativo ao Centenário do Conservatório. O documento foi assinado pelo reitor Pedro Curi Hallal e pelo diretor regional do Sesc no RS, Luiz Tadeu Piva.

Outro ponto alto da noite foi a apresentação do projeto das festividades dos Cem Anos e o lançamento da campanha de doação de cadeiras para o novo Salão Milton de Lemos, tradicional ambiente de recitais do Conservatório, que passa por obras e reformas. A expectativa é que o Salão possa receber, em 18 de setembro de 2018, os atos dos Cem Anos da unidade. Quem participar da campanha das cadeiras, pessoas físicas ou jurídicas, terá seu nome colocado nos assentos, como reconhecimento da colaboração. Interessados devem procurar Eliane, no Conservatório, pelo fone (53) 32222562, ou na rua Félix da Cunha, 651, endereço da unidade.

RECITAL na Biblioteca marcou o começo dos festejos

RECITAL na Biblioteca marcou o começo dos festejos

PARCERIA E PATRIMÔNIO

Nas falas das autoridades presentes, dirigentes das unidades da UFPel, em destaque o fato do Conservatório ser, desde 2004, patrimônio cultural do Rio Grande do Sul e a parceria com a Biblioteca Pública Pelotense, que tem abrigado as apresentações musicais para a comunidade, enquanto as obras no prédio da esquina da Félix da Cunha com a Sete de Setembro não ficam concluídas.

A Assamcon (Associação Amigos do Conservatório de Música) tem realizado uma série de eventos em conjunto com a unidade, visando a manutenção da difusão da cultura musical neste período de obras na sede do Conservatório.

O recital desta segunda-feira teve a coordenação da professora Leonora Oxley Rodrigues, diretora do Conservatório.

Subiram ao palco os professores Tiago Colombo, Grupo Iluminura (Carlos Soares, Daniela Moreira, João Gomes, Marcelo Borba e Werner Ewald), Marcelo Macedo Cazarré, Joana Holanda, Guilherme Tavares, Mauren Frey, Magali Richter, Daniela Moreira, Rafael Velloso, Germano Mayer e Menan Duwe, em apresentações que empolgaram o público.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções