Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Conservatório promove recital

07 julho
15:29 2014

Dia 9 de julho às 19h na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), recital de piano com Olinda Alessandrini. A promoção é do Conservatório de Música da UFPel, em conjunto com  a Oficina de Piano e Teclado. No dia 10 às 10h, ela proferirá palestra e o local o auditório à rua Lobo da Costa 1.877 – antigo prédio de embalagens Canguru. A coordenação está a cargo do prof. Marcelo Cazarré (UFPel). Programação com entrada franca.

Pianista Olinda Alessandrini tocará na Bibliotheca Pública

Pianista Olinda Alessandrini tocará na Bibliotheca Pública

QUALIDADE – Talento reconhecido internacionalmente, Alessandra Alessandrini tem inúmeras gravações, atividades pedagógicas, programas de rádio e colaboração em livros e jornais. O autor Sylvio Lago, escreve sobre ela no livro “Arte do piano”: “(…)“…de técnica apurada e dotada de fina imaginação e bom gosto, Olinda Allessandrini é uma das mais atraentes pianistas do repertório nacional”. Entre as premiações que recebeu: primeiro lugar no concurso nacional de piano Lorenzo Fernandez, realizado no Rio de Janeiro; primeiro prêmio no concurso nacional de piano da Universidade Católica de Salvador (BA); prêmio “Melhor Intérprete de Liszt”, após empolgar o público com a interpretação da Sonata em Si menor de Liszt. Em 2005, pela terceira vez conquistou o Açorianos, destacando-se em música erudita, com pesquisa e divulgação da música do Estado e País. Em 2010 foi premiada com a distinção “Líderes e vencedores”, destacando-se na área cultural. No mesmo ano, através do consulado da Polônia em Porto Alegre, medalha comemorativa ao ano Chopin.

REPERTÓRIO da pianista abrange do barroco ao contemporâneo.  Olinda realizou várias estreias, sendo para piano e orquestra:  “Dez Variações à procura de um tema” de Arthur Barbosa; “Texturas II” de Clodomiro Caspary; “Concertino” de Hubertus Hofmann. Além disso, obras para piano ou música de câmara de Dimitri Cervo, Ricardo Barbosa Lima, Susana Almada, Sandra Mohr. Ela é frequentemente convidada como solista, tocando com orquestras no Brasil e no exterior. Apresentou-se sob a regência dos maestros Isaac Karabchevsky, Eleazar de Carvalho, Manfredo Schmiedt, Antonio Borges Cunha, Tiago Flores, Roberto Duarte, Alceo Bocchino, Flávio Florence, Arlindo Teixeira, Stanley de Rusha, Claudio Ribeiro, Tulio Belardi, Arlindo Teixeira, Eduardo Ostergrin, Elke Mentges.  E realizou recitais na Alemanha, Áustria, Itália, EUA, Chile, Uruguai e Bolívia.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções