Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Conservatório recebe Duo de Violões nesta sexta

Conservatório recebe Duo de Violões nesta sexta
17 maio
09:01 2018

O Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no ano do seu Centenário, recebe, nesta sexta-feira (18), às 19h, no Salão Milton de Lemos, o Duo de Violões formado pelos músicos Edson Lopes e Guilherme Sparrapan (SP). A realização do evento está a cargo do Sesc Pelotas, com apoio do Conservatório de Música e coordenação do professor Márcio de Souza. A entrada é franca.

Edson Lopes – Diplomado, desde 1978, no curso de Violão Clássico pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, SP (Brasil) na classe do violonista e compositor Pedro Cameron. Em 2003, recebe o título “Licentiate in Guitar Performance” pelo “Trinity College London“.

Durante seus estudos participou de vários Concursos de Violão, obtendo em todos o 1º lugar, tendo como destaque: “II Concurso de Jovens Instrumentistas” promovido pela Rede Globo de Televisão no programa: “Concertos para a Juventude” e “I Concurso Nacional de Violão” promovido pelo Banco do Brasil. Em 1979 frequentou o XXII Curso de “Musica en Compostela” – Espanha, sob a orientação do professor José Tomás (assistente de Andrés Segovia), onde foi considerado o “aluno mais destacado”, o que lhe valeu como prêmio uma nova Bolsa de Estudo para o ano seguinte. Para a violonista Maria Luisa Anido, Edson Lopes é “um extraordinário violonista, que a deixou surpreendida por sua seguridade técnica, domínio instrumental, assim como sua delicadeza sonora e deliciosa técnica interpretativa”.

Já se apresentou em diversas cidades do Brasil como solista, em duo, trio e com orquestra.

Como integrante do Brazilian Guitar Quartet, realizou concertos nas cidades de Houston, Dallas, Austin, Seattle, Pittsburgh, Albuquerque, Hollywood, Indianapolis, Washington DC, Nova Iorque entre outras. Em 2005 o Quarteto participou no “33º Arts Festival” de Hong Kong, do “VII Festival Internacional” de Guitarra em Monterrey, México e em 2006 do “V International Guitar Festival Aarhus”, Dinamarca.

Com o “Quarteto Vivace Brasil” (Flauta, 2 Violões e Percussão) realiza tournées pelos Estados Unidos destacando as cidades de Nova Yorque, Boston, Nova Orleans e São Francisco recebendo elogiosas críticas. Participou em festivais importantes de violão tendo como destaque o Festival de Koblenz na Alemanha em 2016 e 2017.

Guilherme Sparrapan é um músico eclético. Iniciou sua vida musical tocando violão em rodas de choro. É formado em Regência pela USP tendo como orientadores o Maestro e Compositor Aylton Escobar e do Maestro Gil Jardim. Em 2017 formou-se em Violão Erudito, no Conservatório de Tatuí tendo sido orientado pelo professor Edson Lopes. Participou dos mais importantes festivais de música erudita do Brasil, tendo a oportunidade de conhecer renomados regentes, como Marin Alsop (EUA), Celso Antunes (Brasil), Daisuke Soga (Japão), Oswaldo Ferreira (Portugal), Werner Pfaff (Alemanha), entre outros. Durante dois anos e meio foi Regente Assistente da Orquestra de Câmara da USP, OCAM, sendo orientando pelo Maestro Gil Jardim. No âmbito da música popular, foi premiado no VI Prêmio Nabor Pires Camargo, como arranjador e intérprete; obteve menção honrosa no 15º e primeiro lugar no 18º Prêmio Nascente. A eclética formação musical/filosófica de Guilherme Sparrapan faz dele um músico muito versátil, atuando como arranjador, orquestrador, instrumentista, pesquisador, educador e regente. De seus trabalhos musicais podem-se destacar o trio Trinca Brasil, com o flautista Antonio Carrasqueira e o violonista Edmilson Capelupi, o duo Opus Brasileiro com a pianista Milena Lopes, o Brasilis Guitar Duo com o violonista Edson Lopes e o Quarteto Abayomi, alem de sua carreira solo de violonista 7 cordas.

Serviço
O que: Duo Edson Lopes e Guilherme Sparrapan (SP) – Homenageando os Cem anos do Conservatório de Música da UFPel
Quando: 18 de maio de 2018, às 19h
Onde: Conservatório de Música – Salão Milton de Lemos (Rua Félix da Cunha, 651)
Quanto: Entrada Franca

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções