Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Construção civil sofrerá retração com reajuste nas tarifas de luz

Construção civil sofrerá retração com reajuste nas tarifas de luz
19 fevereiro
10:51 2015

Os reajustes das tarifas de energia elétrica, que passaram a valer em janeiro de 2015, serão sentidos pela construção civil a partir de maio.

Essa é a previsão do presidente do Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do RS (Sindibritas) e da Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas), Pedro Antônio Reginato. A conta de luz de janeiro da empresa já chegou 20% mais alta que a do mês anterior, informa o presidente.

– Vai refletir no preço do produto final, seja areia, brita, cimento ou asfalto. Em maio o consumidor já vai sentir o reajuste dos preços desses itens, que ficará em torno de 15%. O setor de construção civil, que já está desacelerado, sofrerá um impacto ainda maior – anuncia.

Além da conta de luz, as mineradoras – bem como outras empresas que usam grande quantidade de energia elétrica – têm de pagar pelo contrato de demanda. Este, conforme Reginato, teve o valor acrescido em 15,37% em relação a dezembro de 2014.

O custo com energia elétrica no setor de produção de areia, cimento, brita e asfalto representa, em média, 10% dos custos. Reginato diz que 2015 já está sendo um ano preocupante e as expectativas são pessimistas.

– Já descartamos investimentos em novas áreas de extração e aquisição de equipamentos. É um momento de muita cautela, pois estamos diante de um cenário de redução de horas e demissões na indústria. As construtoras já não investem em tantos empreendimentos, pois está começando a sobrar apartamentos – analisa.

Como funciona
O aumento da conta de luz passou a ser indicado pelo sistema de bandeiras tarifárias – que conta com as cores verde, amarela e vermelha – indicando as condições de geração de energia no país. Em janeiro, foi anunciada a bandeira vermelha, o que significa um acréscimo de R$ 3,00 a cada 100 quilowatt-hora (kWh).

Comentários ()

Seções