Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Construções das plataformas P-75 E P-77 são garantidas pelo governo

06 março
09:57 2015

O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, disse em Brasília que a construção das plataformas P-75 e P-77 será mantida no Polo Naval de Rio Grande.

A afirmação foi feita em reunião com a deputada estadual Miriam Marroni (PT), o deputado federal Fernando Marroni (PT) e o prefeito Alexandre Lindenmeyer (PT).

O ministro reiterou o que já havia sido indicado pela presidente Dilma Rousseff na semana passada, quando esteve na Zona Sul para inauguração do parque eólico de Santa Vitória do Palmar. De acordo com Rossetto, governo e Petrobras estão trabalhando junto à Controladoria Geral da União (CGU) e ao Tribunal de Contas da União (TCU) para garantir a segurança jurídica nos contratos.

“Governo e empresa mantém inalterados seus interesses na produção das plataformas para a exploração do pré-sal. Trata-se agora de uma questão jurídica de ajuste nos contratos para que as obras retomem seu ritmo normal”, explica a deputada Miriam.

A indicação dada por Rossetto é de que os ajustes contratuais deverão ser concluídos “em curto espaço de tempo”. Desta forma, o consórcio QGI (Queiroz Galvão e Iesa) poderá iniciar a construção das plataformas.

 

COMITIVA foi recebida pelo ministro Miguel Rossetto em Brasília

COMITIVA foi recebida pelo ministro Miguel Rossetto em Brasília

ENTENDA O IMPASSE

Há duas semanas, a especulação de que o consórcio QGI estaria desistindo das plataformas P-75 e P-77 gerou preocupação e protestos de trabalhadores em Rio Grande. A empresa estaria exigindo o aditamento dos contratos para estas obras.

Diante do impasse e do temor por conta da possibilidade de cerca de 4 mil operários não serem recontratados para as obras, estimadas em R$ 1,6 bilhão, trabalhadores protestaram e pediram uma posição do governo federal sobre o Polo Naval.

Na semana passada, um documento dando detalhes sobre a situação da indústria oceânica de Rio Grande foi entregue a Dilma em Pelotas pela deputada Miriam e o prefeito Lindenmeyer. A presidente afirmou que a solução já está sendo encaminhada e que o Polo Naval permanecerá na região.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções