Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

COPA 2018 : CROÁCIA FAZ HISTÓRIA

12 julho
08:47 2018

A geração Modric, Rakitic, Mandzukic e Perisic faz história ao colocar a Croácia na final da Copa do Mundo. É a primeira vez que o país chega à decisão do Campeonato Mundial. A equipe da camisa quadriculada venceu a Inglaterra, de virada, por 2 a 1, nesta quarta-feira, no Estádio Lujniki, em Moscou. Trippier abriu o placar, Perisic empatou no segundo tempo e Mandzukic virou na etapa final da prorrogação. Agora, os croatas enfrentam a França na grande final do próximo domingo.

Logo no início do jogo, aos quatro minutos, Trippier acertou uma bela cobrança de falta e abriu o placar para os ingleses. A equipe croata ainda levou alguns sustos depois do gol, mas equilibrou a partida e terminou a etapa inicial pressionando atrás do empate. Precisando do gol, a Croácia voltou no segundo tempo na mesma toada: em cima dos ingleses.

Aos 23 minutos, Vrsaljko cruzou da direita e Perisic, com o pé esquerdo, empatou a partida. Depois do gol, os croatas tomaram conta do jogo, acertando a trave (conclusão de Perisic) e dando trabalho ao goleiro Pickford. O empate levou a partida para a prorrogação, onde a Inglaterra foi superior no primeiro tempo, mas os croatas passaram por cima do cansaço de três prorrogações seguidas e viraram a partida aos três minutos do segundo tempo.

Mandzukic aproveitou toque despretensioso de cabeça de Perisic e concluiu na saída de Pickford. A pressão final inglesa não mudou o placar, que terminou com o triunfo croata por 2 a 1.

Mandzukic marcou o gol da virada no segundo tempo da prorrogação: Croácia faz história ao chegar à final

Mandzukic marcou o gol da virada no segundo tempo da prorrogação: Croácia faz história ao chegar à final

A vitória na semifinal leva a Croácia pela primeira vez em sua história à final da Copa do Mundo. O adversário será a França, que eliminou a Bélgica na outra semifinal.  Os dois finalistas reeditam a semifinal de 1998, quando os franceses venceram por 2 a 1. A decisão está marcada para domingo, às 12h (horário de Brasília). Antes, no sábado, às 11h, Bélgica x Inglaterra decidem o terceiro lugar do torneio.

Croácia:  Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic (Pivaric); Rakitic, Brozovic, Rebic (Kramaric), Modric (Badelj) e Perisic; Mandzukic (Corluka). Técnico: Zlatko Dalic.

Inglaterra: Pickford; Walker (Vardy), Stones e Maguire; Trippier, Henderson (Dier), Dele Alli Lingard e Ashley Young (Rose); Sterling (Rashford) e Kane. Técnico: Gareth Southgate.

Árbitro: Cuneyt Cakir (Fifa-TUR)

Mbappé ignora prêmio da Fifa

Kylian Mbappé minimiza a importância da possibilidade de ser eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa – prêmio anual promovido pela entidade. O atacante é destaque da seleção francesa, que derrotou a Bélgica por 1 a 0 nesta terça-feira, em São Petersburgo, pela semifinal da Copa do Mundo disputada na Rússia. É também a esperança dos Blues de voltar a conquistar o título mundial depois de 20 anos.

“Não poderia me importar menos com esse assunto”, disse o jogador, de 19 anos, em entrevista à emissora francesa TF1. “Eu quero a Copa do Mundo. Quero dormir com isso”, completou Mbappé, que marcou três gols em seis partidas no torneio. Ele é o principal candidato, rivalizando com o croata Modric, para ficar com o prêmio de melhor jogador da Copa da Rússia.

Revelado pelo Monaco, onde foi campeão francês, Mbappé foi contratado por empréstimo na última temporada, través de uma manobra do Paris Saint-Germain para não ferir o regulamento de Fair Play Financeiro da Uefa. Acertada em agosto de 2017 para valer um ano depois, a transferência em definitivo foi firmada em 180 milhões de euros (cerca de 668 milhões de reais na cotação da época).

Ao lado de Neymar, Mbappé disputou 44 jogos na última temporada e fez 21 gols pelo PSG. O jogador conquistou os títulos do Campeonato Francês, da Copa da França e da Copa da Liga da França. A saída das estrelas Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar da Copa do Mundo abriu caminho para que o francês se torne o principal astro do torneio na Rússia.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções