Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

COPA 2018 : México derruba campeões

18 junho
08:52 2018

Os atuais campeões do mundo caíram diante do México na estreia da Copa do Mundo. Os mexicanos fizeram 1 a 0 – gol de Lozano – no primeiro tempo e se defenderam com eficiência durante o restante do jogo. A Alemanha passou a maior parte da partida no campo do adversário, mas teve poucas chances reais de gol.

Lozano (22) comemora o gol, que determinou a derrota da Alemanha

Lozano (22) comemora o gol, que determinou a derrota da Alemanha

Com a vitória, o México lidera o Grupo F com 3 pontos. A Alemanha é a lanterna, com uma derrota e nenhum ponto ganho. O Grupo F cruzará com o Grupo E, o do Brasil, nas oitavas de final. Se a Seleção Brasileira ficar em primeiro lugar de seu grupo, e Alemanha em segundo da Chave E, as duas potencias estarão se encontrarão logo nas oitavas do Copa do Mundo.

O México não se intimidou com a grandeza do adversário e explorou os contra-ataques. Foram pelo menos três bons avanços em velocidade, contra uma defesa lenta da Alemanha. Até que aos 34 minutos, um contra-ataque rápido pegou a defesa alemã desprevenida. Eram dois mexicanos contra dois alemães. Lozano recebeu na área, tirou Özil da jogada com um corte e bateu firme no canto direito de Neuer.

Depois do gol, os alemães, que até então atacavam sem muita objetividade, tentaram ser mais agressivos. Aos 37, Kroos cobrou falta na entrada da área. Ochoa se esticou todo e deu um leve tapa na bola, que ainda bateu no travessão. O primeiro tempo terminou com a torcida mexicana gritando “olé”.

A segunda etapa foi de ataque (alemão) contra defesa (mexicana). Mesmo pressionado, o México teve dois ou três lances de contra-ataque que poderiam ter resultado na marcação do segundo gol.

 

Hazard está mais maduro para brilhar na Copa da Rússia

Hazard está mais maduro para brilhar na Copa da Rússia

Promessa de show belga

A caminhada da Bélgica rumo a um título inédito começa nesta segunda-feira. Tida como uma das grandes favoritas da Copa do Mundo, a forte geração belga terá o seu primeiro teste na Rússia – encara o esforçado Panamá, às 12h, no Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi. Será o primeiro duelo do Grupo G, que também conta com Inglaterra e Tunísia. Os Diabos Vermelhos prometem dar um show em solo russo.

Não caia naqueles clichês de ‘eterna promessa’ ou ‘seleção amarelona’ – a Bélgica desembarcou na Rússia com boas chances de conquistar o tão sonhado título. Após ficar nas quartas de final no Mundial do Brasil e decepcionar na Euro 2016, a promessa é de um time mais organizado e aplicado taticamente sob o comando do espanhol Roberto Martinez, que substituiu o demitido Marc Wilmots.

A equipe belga conta com jogadores talentos – e mais experientes, pois vão para a segunda Copa do Mundo – como Courtois, Vertonghen, De Bruyne, Mertens e Hazard. Toda essa qualidade contra o Panamá, que é candidato a concorrer ao prêmio de pior seleção da Copa.

Inglaterra quer evitar fiasco

Como na Copa do Brasil há quatro anos, a Inglaterra não aparece entre as favoritas ao título. Em 2014 foi eliminada na primeira fase. Será que isso pode se repetir? O English Team é candidato à segunda vaga do Grupo G, que tem a Bélgica como favorito. Portanto, os concorrentes são Tunísia e Canadá. É possível se atrapalhar contra esses adversários?

Tudo está nos ombros de Gareth Southgate que, de forma surpreendente, resolveu abandonar o 4-2-3-1 que utilizou em todas as partidas das Eliminatórias e se rendeu a famosa ‘linha de 5’ – a variação de 3-4-3 e 3-5-2 bastante utilizada pelos times da Premier League.

Se as chances da Tunísia já eram pequenas, imagine depois que a equipe perdeu o seu principal jogador.  Youssef Msakni foi, disparado, quem carregou a equipe para a primeira colocação do seu grupo nas Eliminatórias da África – o chamado ‘cérebro’ da equipe. Essa perda é como se a Argentina ficasse sem Messi.

Virou decisão

Suécia e Coreia do Sul se enfrentam, nesta segunda-feira, em Nijni Novgorod, em um duelo decisivo pelo Grupo F. O jogo ocorre num cenário diferente em função da surpreendente vitória do México contra a Alemanha por 1 a 0. Isso aumentou a dificuldade de classificação no grupo, porque os mexicanos conseguiram um resultado inesperado e a Alemanha terá a necessidade de vencer seus dois próximos jogos, justamente contra suecos e sul-coreanos.

Os suecos estão de volta à Copa do Mundo após ausência nas duas últimas edições. O país escandinavo, no entanto, tem tradição em Mundiais – já foi vice-campeão uma vez (1958) e ficou em terceiro em dois (1994 e 1950).

A Coreia do Sul, por sua vez, chega para sua nona Copa seguida. Potência na Ásia, os sul-coreanos não têm sofrido para se classificar. A equipe, porém, conseguiu avançar ao mata-mata somente em duas edições – foi quarto lugar na Copa em casa, em 2002, e caiu nas oitavas em 2010.

Pagina 3 foto 1VAR e decepção argentina

O VAR (árbitro de vídeo), a decepção causada pela Argentina e Messi, e Guerrero no banco de reservas jogos foram atrações dos jogos de sábado na Copa do Mundo. Na partida da tecnologia, a França derrotou a Austrália por 2 a 1. Também pelo Grupo C, a Dinamarca superou o Peru por 1 a 0. Já a Islândia fez história em seu primeiro jogo de Mundial ao resistir o empate por 1 a 1 com a Argentina. A Croácia assumiu a liderança do Grupo D, com vitória de 2 a 0 Nigéria.

TECNOLOGIA – O recurso da tecnologia foi fundamental para definir dois lances polêmicos da partida entre França e Austrália, sábado, no estádio Olímpico de Sóchi. Aos 12 minutos do segundo tempo, Griezmann caiu na área, mas o árbitro uruguaio, Andrés Cunha, mandou o jogo seguir. Segundos depois, ele paralisou a partida e pela primeira vez na história das Copas utilizou o VAR (árbitro de vídeo, sigla em inglês). Ao reanalisar o lance num monitor à beira do campo, Cunha marcou o pênalti. Griezmann cobrou e fez o primeiro gol francês.

Em seguida, Umtiti colocou a mão na bola dentro da área. Outro pênalti marcado, mas sem o uso do vídeo. Jedinak converteu a cobrança e empatou o jogo. Aos 34, a tecnologia foi novamente decisiva para tirar dúvida se a bola chutada por Pogba havia ultrapassado a linha. Dessa vez, a confirmação se deu no relógio do árbitro. O gol foi confirmado.

OUTRA VEZ – O árbitro Bakary Gassama, de Gamão, também recorreu ao VAR para marcar pênalti sobre Cueva. Só que o meia peruano não aproveitou: mandou a bola por cima do travessão. Paolo Guerrero foi deixado no banco pelo técnico Ricardo Gareca. O atacante só entrou em campo, quando a Dinamarca vencia por 1 a 0 – gol de Poulsen.

DECEPÇÃO – A Argentina parou na “muralha de gelo” da Islândia, sábado, em Moscou, e decepcionou sua torcida com o empate por 1 a 1. Até Messi fracassou. O craque teve a chance de marcar o gol da vitória no segundo tempo, mas bateu mal o pênalti. Halldósson defendeu a cobrança de Messi. Aguero fez o gol dos sul-americanos, enquanto Finnbogason entrou para a história, fazendo o primeiro tento islandês numa Copa do Mundo.

Quem se aproveitou do empate da Argentina é a Croácia, que assumiu a liderança do Grupo D. Sem trauma ou polêmica, os croatas derrotaram a Nigéria por 2 a 0 em Caliningrado. O primeiro gol foi marcado contra por Peter Etebo. O segundo foi de Luka Modric, cobrado pênalti marcado pelo árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci, que teve uma estreia só de acertos.

Kolavov acerta cobrança de falta e garante vitória da Sérvia na estreia Foto: Fabrice Conffrinni/AFP

Kolavov acerta cobrança de falta e garante vitória da Sérvia na estreia
Foto: Fabrice Conffrinni/AFP

Sérvia sai em vantagem

Um jogo franco, mas com duas equipes de qualidades bem diferentes. Liderados por Tadic, Milinkovic e Savic, os sérvios dominaram as ações do jogo do início ao fim e só foram ameaçados pelo ansioso ataque costa-riquenho quando erraram tentativas de saída de bola. Enquanto os sérvios tocavam a bola em busca de espaços, os costa-riquenhos apostavam em ligações diretas entre a defesa e o ataque – lançamentos que não levaram perigo ao gol adversário.

A vitória por 1 a 0 neste domingo, em Samara, colocou a Sérvia na liderança do Grupo E, com três pontos, sendo beneficiada pelo inesperado empate do Brasil com a Suíça por 1 a 1. A Costa Rica – próxima adversária da Seleção Brasileira – arranca em desvantagem.

O destaque da Costa Rica, como se esperava, foi o goleiro Keylor Navas, do Real Madrid, na partida de ontem. Ele fez três intervenções decisivas – duas para desviar cruzamentos perigosos – e uma milagrosa defesa cara a cara com o atacante Mitrovic — que, apesar de participar bem da partida, segurando a defesa costa-riquenha, ainda perderia outra chance clara de gol. Navas não resistiu, contudo, à cobrança de falta perfeita do capitão Kolarov que decretou a vantagem sérvia.

Na próxima rodada, a Sérvia irá enfrentar a Suíça, sexta-feira, em Caliningrado. Se ganhar estará encaminhando sua classificação para a próxima fase da Copa do Mundo. Já a Costa Rica terá a dura missão de enfrentar o Brasil, que necessita dar uma resposta depois da estreia frustrante. O jogo será realizado também na sexta-feira, em São Petersburgo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções