Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

COPA DO BRASIL SUB-17 : Vitrine para mostrar o trabalho

22 setembro
08:23 2017

No primeiro ano de retomada das atividades das categorias de base do Brasil, o time sub-17 irá disputar a Copa do Brasil. Vai enfrentar o Palmeiras, quarta-feira, às 15h, no Bento Freitas. A vaga é consequência da campanha do time principal no Campeonato Brasileiro da Série B de 2016. Os 12 primeiros colocados da segunda divisão nacional se juntaram às equipes dos 20 clubes da Série A para formar os 32 participantes do torneio sub-17 desta temporada.

Time, que lidera chave no Gauchão, vai se mostrar contra o Palmeiras: primeiro jogo é quarta-feira Foto: Gustavo Pereira/AI GEB

Time, que lidera chave no Gauchão, vai se mostrar contra o Palmeiras: primeiro jogo é quarta-feira
Foto: Gustavo Pereira/AI GEB

Para o treinador Alison Henry, a presença do Brasil na competição é uma oportunidade de mostrar o trabalho que está sendo realizado no clube. “É uma ótima oportunidade para dar visibilidade ao nosso trabalho. É uma vitrine”, afirma. A meta na partida de quarta-feira é a de fazer uma boa apresentação diante do Palmeiras. “Seria muita ousadia dizer que vamos jogar de igual para igual. Nossa intenção é fazer um bom jogo”, diz Alison.

Garantir a realização do segundo jogo – dia 4 de outubro, em São Paulo – já será uma façanha. Para isso, o Brasil não poderá perder por dois ou mais gols de diferença nessa primeira partida. “O projeto é para médio e longo prazo, mas tivemos uma combinação de sorte e competência na captação de jogadores”, destaca o treinador.

ESTADUAL – A avaliação positiva dos resultados na base do Brasil se mostra através da campanha no Campeonato Gaúcho da categoria sub-17. O time treinado por Alison Henry está na liderança do Grupo G, com 15 pontos em sete jogos (quatro vitórias e três empates). Na fase anterior se classificou em quatro lugar – atrás de Internacional, Progresso e Ivotí. Antes do Palmeiras, o time rubro-negro irá jogar neste sábado diante do Cruzeiro em Santiago.

Alison destaca os resultados, porque o trabalho começou do zero. “Começamos a captação de atletas no dia 13 de fevereiro. No dia 3 de abril, fechamos o grupo inicial com 20 atletas na categoria sub-15 e outros 20 na sub-17”, conta. E aí começou o trabalho, que agora irá ganhar visibilidade com a disputa da Copa do Brasil.

Grupo Sub-17

32 atletas

17 são de Pelotas

14 de outras cidades, especialmente as da região sul

Time-base: Marcelo; Gabriel, Baiano, Dijan e Noé; William e Matheus Ávila; Roger, Luiz Henrique e Matheus Braga; Chrigor

Esquema tático: 4-2-3-1

Comissão técnica: Alison Henry (técnico), Delmiro Mendonça (auxiliar), Michel Corrales (auxiliar), Matheus Kendzerski (preparador de goleiros) e Marcelo Goulart (supervisor)

Alison Henry treina as equipes sub-17 e sub-19 do Brasil Foto: Gustavo Pereira/AI GEB

Alison Henry treina as equipes sub-17 e sub-19 do Brasil
Foto: Gustavo Pereira/AI GEB

Técnico que veio de longe

Alison Henry veio de longe para treinar a equipe sub-17 do Brasil e também é o responsável pela sub-19. O cearense, de 29 anos, foi indicado ao clube pelo gerente-executivo Armando Desessards. Os dois haviam trabalhado juntos no Ferroviário de Fortaleza entre 2012 e 2014. No ano passado, Alison fez parte da comissão técnica do APAFUT, de Flores da Cunha – sua primeira experiência no futebol gaúcho.

O projeto de reativação da base do Brasil tem orçamento em torno de R$ 70 mensais, considerando o valor destinado ao aluguel do Centro de Treinamento (parceria com o Fragata Futebol Clube).

As equipes das categorias sub-15 e sub-17 participam do Campeonato Gaúcho. A sub-19 está disputando a Copa FGF, mas como projeto embrionário para formar a sub-20 em 2018. Também em fase de formação está a categoria sub-13.

O projeto se completa com a Escola Xavante de Futebol, que é destinada para meninos entre cinco a 15 anos. Todas as atividades são concentradas no CFA (Centro de Formação de Atletas).

Chrigor: destaque da equipe, com 13 gols em 15 partidas

Chrigor: destaque da equipe, com 13 gols em 15 partidas

Atacante é destaque

O destaque do time rubro-negro, que vai jogar contra o Palmeiras na quarta-feira, é o atacante Chrigor. Ele 13 gols em 15 jogos do Campeonato Gaúcho. Seu desempenho já lhe garantiu contrato profissional com o Brasil. “É um centroavante de presença de área, mas que se mexe bastante no ataque e tem muita habilidade”, destaca o treinador Alison Henry.

Outro atacante vocacionado para o gol é Luiz Henrique, que não está disputando a competição estadual, porque já jogou nesta temporada pelo São José de Porto Alegre. Por isso tem sido aproveitado no sub-19. Já marcou sete gols na Copa FGF.

O terceiro destaque do time é o defensor Baiano. “É um zagueiro de boa estatura e que já tem uma boa rodagem. Jogou no Vitória e no Avaí”, diz Alison.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções