Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

COPA DO MUNDO : PMs da Região embarcam nesta semana para a Capital

COPA DO MUNDO : PMs da Região embarcam nesta semana para a Capital
19 maio
08:54 2014

Na quarta-feira, os policiais militares indicados para garantir a segurança pública na realização dos jogos da Copa do Mundo partem para a Capital. Junto com os demais do Estado, eles passarão por um treinamento de preparação das tropas. De Pelotas serão 55 PMs, sendo 30 do Pelotão de Operações Especiais, e os demais são do Serviço de Inteligência, ou que falam os idiomas inglês e espanhol.

O total de servidores indicados na área de abrangência do CRPO/Sul (Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Sul) da qual fazem parte o 4º, 6º, 30º BPM e BPAF sediado em Jaguarão, soma 122, sendo 22 deles por falarem dois idiomas. O efetivo total destas cinco Unidades é de 1.398 policiais militares.

Comandante-geral, coronel Fábio Duarte Fernandes

Comandante-geral, coronel Fábio Duarte Fernandes

O envio de policiais, segundo o major Enilton Albuquerque, chefe da Seção de Logística e Patrimônio, segue a orientação do Comando-Geral da Brigada Militar. Ele garante que não haverá prejuízo para a segurança das cidades, pois com relação à quantidade de policiais militares nas ruas, foram suspensas até o dia 15 de julho, tanto as férias, como as licenças especiais. Também foi autorizado o aumento das horas extras para permitir que estes fiquem mais tempo nas ruas. No aspecto qualitativo, para suprir a ausência do POE, um pelotão reserva foi devidamente treinado. Os policiais levarão armas, coletes à prova de balas e materiais de uso em serviço, mas em contrapartida, os equipamentos que receberão para controle de tumulto virão para as Unidades, quando estes retornarem. Parte das viaturas usadas pelo POE também será enviada, para deslocamento dos policiais.

PLANEJAMENTO – O Comando-Geral da Brigada Militar apresentou na terça-feira, em Porto Alegre, o planejamento de segurança para a Copa do Mundo de Futebol 2014. O comandante-geral, coronel Fábio Duarte Fernandes, destacou que a instituição garantirá o policiamento ostensivo em todos os municípios do Estado. Ele garantiu que, até o início de julho, foram suspensas as férias e licenças de todos os servidores que teriam direito nesse período. “Com isso, teremos 3.766 policiais militares a mais atuando na segurança pública no interior do Estado”. Durante a Copa, serão empregados servidores que atuam nos Batalhões e nos Pelotões de Operações Especiais.

Cerca de 5 mil PMs vão trabalhar para a garantir a segurança pública na realização dos jogos da Copa do Mundo. De acordo com o coronel Fábio, cerca de 11 mil homens e mulheres da BM foram treinados e capacitados, desde 2011, para o restabelecimento da ordem pública em caso de distúrbios civis. Mas salientou que será garantido o direito às manifestações pacíficas.

Sobre o legado que a Copa do Mundo 2014 deixará para a segurança pública, Fábio destacou o imageador térmico, o robô antibomba, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel. “São mais de R$ 200 milhões de investimento, sendo cerca de R$ 80 milhões do Governo do Estado”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções