Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Corede-Sul discute criação da Região Metropolitana

Corede-Sul discute criação da Região Metropolitana
16 setembro
09:29 2015

Assembleia Geral Regional do COREDE-SUL realizada segunda-feira, no Auditório da Associação Comercial de Pelotas, contou com a participação dos Deputados Miriam Marroni e Catarina Paladini e a representação de 20 municípios da região, com o objetivo de discutir os projetos de lei complementar de criação da Região Metropolitanae dedeliberar sobre a distribuição dos recursos a serem repassados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), oriundos do FEAPER.

ASSEMBLEIA foi realizada na segunda-feira

ASSEMBLEIA foi realizada na segunda-feira

Os Deputados apresentaram os projetos de lei explicando a importância da institucionalização de uma Região Metropolitana e justificaram os desenhos territoriais propostos. Com o apoio dos deputados a plenária aprovou o encaminhamento de uma proposta de consenso regional indicando o desenho da Região Metropolitana Sul, que atenda os critérios previsto pelo Estatuto das Metrópoles e os interesses da região, que será encaminhada aos Deputados no prazo máxima de 30 dias, construída pelo COREDE-SUL juntamente com a AZONASUL e as Alianças Pelotas e Rio Grande.

No segundo momento da pauta, a plenária aprovou a distribuição dos recursos que serão repassados à Região Sul, pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, para projetos a serem desenvolvidos em 2015, por meio do FEAPER, perfazendo um total de R$ 1.122.000,00, de acordo com os critérios técnicos discutidos coletivamente.

Programa

Nº projetos

VALOR TOTAL PARA O COREDE –SUL (R$)

MUNICIPIOS ABRANGENCIA

Micro açudes, Cisternas, Sistemas de irrigação

75

720.000,00

20 municípios (menos Pelotas e Arroio do Padre).
Espaços para comercialização, logística e abastecimento

1

61.000,00

Arroio do Padre
Rede elétrica no interior da propriedade

7

70.000,00

Pelotas
Aquisição de geradores de eletricidade

15

75.000,00

Amaral Ferrador, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Jaguarão, Morro Redondo,Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Sta.Vitoria Palmar, São José Norte, Tavares e Turuçu.
Acesso a internet e a telefonia nas unidades de agricultura familiar

14

35.000,00

Amaral Ferrador, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Pedro Osório, P inheiroMachado, Piratini, Rio Grande, Herval, Sta.Vitóriado Palmar, São José Norte, São Lourenço Sul, Tavares, Turuçu.
Aquisição de ordenhadeira + aquecedor de água

7

45.500,00

Capão do Leão, Morro Redondo, Arroio do Padre, Turuçu, Pedras Altas, Herval, Arroio Grande.
Aquisição de reprodutores ovinos

57

85.500,00

Arroio Grande, Canguçu, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, Chuí, São Lourenço do Sul.
Legalização de agroindústrias

3

30.000,00

Pelotas, Morro Redondo, Amaral Ferrador.
8 programas

179

1.122.000,00

22 municípios.

No evento também foi tratado sobre a participação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (COMUDES) e membros do COREDE-SUL nos encontros estaduais dos COMUDES e dos COREDEs do RS a serem realizados nos meses de outubro e novembro deste ano.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções