Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Corrente beija-flor quer transformar amor em solidariedade no Dia dos Namorados

10 junho
09:20 2020
Na sexta-feira os líderes comunitários estarão divididos nos três pontos de coleta, para receber as doações e também dividir suas vivências

Na sexta-feira os líderes comunitários estarão divididos nos três pontos de coleta, para receber as doações e também dividir suas vivências

 

“Amar é doar”, com essa certeza a Corrente Beija-flor sugere transformar o Dia dos Namorados em um grande ato de solidariedade. O Drive-thru Dia dos Namorados acontece nesta sexta-feira(12), das 9h às 16h, em três diferentes pontos da cidade: no Posto do Guga da Avenida Bento Gonçalves, estacionamento da Loja Krause e Osirnet da Avenida J.K. de Oliveira. O objetivo é sensibilizar a comunidade a participar desta ação coletiva, com doações de alimentos, materiais de higiene, cobertores, travesseiros e roupas, que serão distribuídos entre as entidades comunitárias ONG Anjos e Querubins (Pestano e Getúlio Vargas), o projeto Jovem Atleta (Getúlio Vargas) e a Escola de Samba Mirim do Mickey (Navegantes).

A mobilização já ganhou os quatro cantos da cidade e o movimento ampliou os atendimentos às famílias mais necessitadas. “Diariamente recebemos pedidos pela nossa página no Facebook e rapidamente uma força-tarefa se organiza para atender às emergências”, conta Elis. A cada dia a demanda é maior, por isso essas ações promovidas pela Corrente Beija-flor são essenciais e precisam de braços ainda mais fortes para poder dar suporte aos mais necessitados.

Na sexta-feira os líderes comunitários estarão divididos nos três pontos de coleta, para receber as doações e também dividir suas vivências da realidade da pandemia na periferia. “É importante que as pessoas entendam o fluxo de suas doações, desde a entrega até o momento em que chega às mãos de quem precisa, e é com essa transparência que contamos as histórias das pessoas na nossa página do Facebook”, complementa Elis. A Rádio União FM estará participando da ação, dando informações ao vivo das parciais de entregas nos pontos de drive-thru. “A ideia é que seja uma ação dinâmica e interativa, onde as pessoas se sintam beija-flores ajudando aos demais”, destaca.

HISTÓRICO – A “Corrente Beija-flor” é formada por um grupo de profissionais voluntários e tem a cientista social e política, Elis Radmann, diretora do Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), na gestão de ações. “O movimento nasceu com o propósito de dar apoio às famílias que estão no front, dando voz a entidades que historicamente tem atuação nas suas comunidades”, explica. A inspiração da iniciativa se baseia na metáfora usada pelo sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho, ao levar pelo mundo a bandeira do projeto Ação da Cidadania contra Fome. A fábula repetida inúmeras vezes por ele, falava de um incêndio na floresta. Enquanto todos os bichos corriam apavorados, um pequeno beija-flor ia do rio para o incêndio, levando gotinhas de água em seu bico. A força-tarefa de “beija-flores” atua em diferentes frentes, desde administrativa, logística, jurídica e comunicação. Faz a captação de doações e atua na sensibilização de apoiadores. É um trabalho contínuo e crescente, já que a demanda de vulneráveis é a cada dia maior.

PARCERIAS – Desde o começo do projeto muitas pessoas, empresas e entidades já estenderam a sua mão. A OAB Pelotas é apoiadora da Corrente Beija-flor e mantém os seus associados informados para que possam colaborar e disseminar a ideia. A Loja Krause criou a “Olimpíadas do bem” para sensibilizar estudantes das escolas particulares sobre as transformações sociais geradas pela pandemia. A Osirnet doa alimentos mensalmente e é também ponto de coleta permanente, assim como Posto do Guga, Abastecedora JK, Restaurante Griffos, Uso Indicado e  Esquina Parking Estacionamento. Siga os passos dos beija-flores através das mídias sociais  no Facebook/Correntebeijaflor e Instagram @corrente_beija_flor.

Serviço:

O que?

Drive-thru Dia dos Namorados

“Amar é doar”

*Doações de alimentos, material de higiene, roupas, cobertores, travesseiros.

Quando?

Dia 12 de junho (sexta-feira) – das 9h às 16h

Locais:

  • No Posto do Guga (Av. Bento Gonçalves esq. Gen. Osório)
  • Loja Krause (estacionamento na Av. Domingos de Almeida)
  • Osirnet (Av. J.K. Oliveira 5084)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções