Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

CRIAÇÃO LITERÁRIA: Oficina “Primeiros passos”

CRIAÇÃO LITERÁRIA: Oficina “Primeiros passos”
16 janeiro
18:03 2019

Sexta das 15h às 19h, primeiro módulo da oficina com o escritor Charlie Rayné

Por Carlos Cogoy

 

Pelotense Charlie Rayné terá livro publicado na Espanha

Pelotense Charlie Rayné terá livro publicado na Espanha

           Autor dos livros “Memorial de Amor Inquieto” (2016) – será lançado na Europa -, e “A Mulher borboleta e outros textos de casulo” (2017), o pelotense Charlie Rayné também é ator e diretor teatral. Frequentemente é convidado para visitar escolas, e interagir com os alunos, fomentando a leitura e escrita. Além disso, está à frente de eventos como o sarau “Ainda há Poesia”, que reuniu arte e gastronomia. Neste período de férias, divulga atividade para quem pretende aprimorar a criação literária. Trata-se da oficina “Primeiros Passos”, que terá dois módulos e duas turmas.

OFICINA – O primeiro módulo terá turma – máximo de seis participantes -, na sexta-feira das 15h às 19h. Na temática, diz o escritor: estudos de textos em poesia; principais gêneros literários; práticas em poesia. A turma 2 será no dia 25 de janeiro das 8h ao meio-dia. De acordo com Charlie Rayné, haverá certificado para cada módulo. O valor é R$53,00, e o inscrito receberá um livro do autor, que posteriormente será trabalhado no módulo 3. Informações via WhatsApp: (53) 98117.7746.

                MÓDULO 2 – A sequência à oficina terá o segundo módulo em fevereiro. A primeira turma será no dia 2 das 14h às 18h. Já a segunda turma terá atividade no dia 9 das 14h às 18h. Conforme Charlie, inicialmente as oficinas serão na sua residência. Posteriormente, a ideia é também expandir para encontros em bistrôs. “Pretendo formar alunos para publicarmos a coletânea ‘Poetas Usineiros’”, acrescenta.

            USINA Literária de Charlie Rayné é Fanpage do autor, na qual publica aforismos e reflexões, bem como interage com leitores, e informa atividades culturais. Ele observa: “Somente nesta semana foram trezentas curtidas, e das mais variadas localidades do País. Numa postagem, observei que houve 265 compartilhamentos.

            NOVO LIVRO “O amor mora na cozinha” está sendo elaborado em conjunto com Luciana Saggiomo, chef de cozinha que participará com dezessete receitas. Já Charlie publicará dezessete crônicas, e as receitas estarão presentes nas tramas. “Trará muita memória afetiva, muitas relações gostosas mas também conflitantes, já que o alimento tem sempre seus dois lados”, explica.

            TEATRO – Diretor de dramaturgia do Instituto Francisco Lobo da Costa (IFLC), presidido pela professora Angela Treptow Sapper, Charlie já personificou o poeta em eventos da entidade. Ele menciona que, neste ano, o teatro será revitalizado no IFLC.

Memorial de Amor Inquieto será lançado na Espanha

             O ano começo com notícia especial para o escritor Charlie Rayné. Há pouco foi informado que seu primeiro livro “Memorial do Amor Inquieto”, será lançado pela editora Siloé na Europa. Detalhes ainda estão sendo definidos, e a obra será traduzida para o espanhol.

              LIVRO reúne crônicas e Charlie observa: “‘Memorial’ sempre teve este título, pois foi a primeira coisa que nasceu do projeto. Os títulos sempre chegam primeiro para mim. Sou minimalista na crônica. Amo muito a metáfora. Meu tema central é sempre o desmoronamento e encantamento do amor. E o amor de todas as formas. De pais e filhos, irmãos, amantes, meninas e meninas, cães e seres humanos, amor entre inimigos, por que não? O amor que nos faz acordar para coisas que sequer imaginamos que somos capazes de ser e fazer. E isto inclui todo bem e mal do mundo”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções