Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

CRIMINALIDADE : Paula apresenta Pacto para futuros policiais civis

CRIMINALIDADE : Paula apresenta Pacto para futuros policiais civis
02 maio
08:26 2019

A prefeita Paula Mascarenhas apresentou na segunda-feira o Pacto Pelotas pela Paz a 430 formandos da Polícia Civil, em Porto Alegre.

A experiência de Pelotas foi destaque durante o Seminário da Acadepol “Boas práticas”, evento que ocorreu na Casa da Música da Ospa e contou com a participação do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, e da chefe de Polícia Civil. Nadine Anflor.

Paula destacou aos futuros policiais toda a evolução do Pacto, desde a sua concepção, em 2017, com a mobilização da sociedade, até os resultados atuais, com destaque para a queda de 50% no índice de crimes violentos (homicídios e latrocínios) na comparação do primeiro trimestre de 2018 e 2019. Apontou a necessidade de os municípios se integrarem na mobilização pela segurança.

PREFEITA destacou para alunos da Acadepol o trabalho integrado e as ações de prevenção

PREFEITA destacou para alunos da Acadepol o trabalho integrado e as ações de prevenção

“Não poderíamos ficar de braços cruzadas. A sociedade tinha que reagir”, afirmou.

Paula salientou as iniciativas no eixo de prevenção. Um dos exemplos foi o Projeto Start, que trabalha com jovens com fatores de risco para a violência, com foco na redução do abandono escolar. A iniciativa busca profissionalizar adolescentes para vagas de trabalho e estimula o empreendedorismo.

A prefeita mostrou também os avanços na área de ressocialização de apenados, com o sucesso do programa Mão de Obra Prisional (MOP). O MOP atua junto às secretarias de Saúde, de Assistência Social e de Serviços Urbanos na reforma de prédios e na limpeza de ruas. Os detentos são capacitados e trabalham junto com a comunidade, acelerando a ressocialização.

“Começou com a busca de mão de obra mais barata e hoje é um dos projetos com melhores resultados. Tanto que o governador Eduardo Leite vai replicar no Estado”, disse.

Na área de policiamento e fiscalização, Paula mostrou como exemplo a redução do roubo a pedestre, um dos maiores problemas da cidade. “Com inteligência, integração das forças policiais e tecnologia, conseguimos diminuir. Mas não dá para descansar um só dia. Precisamos avançar”, falou.

As operações integradas, o trabalho do judiciário e da polícia para combater as facções também foram ressaltadas pela prefeita. O trabalho vem resultando na queda de todos os índices criminais.

“Vocês são fundamentais. A polícia precisa compreender que trabalha para a sociedade e tem que estar em rede com outras forças. E, com isso, vamos transformar o mundo para muito melhor”, finalizou Paula, sendo aplaudida por todos os formandos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções