Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

CRISE : Santa Casa busca recursos no Ministério da Saúde

09 agosto
08:36 2018

O Provedor da Santa Casa de Pelotas, Lauro Melo, esteve reunido ontem, em Brasília (DF), com o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi. Na agenda, marcada pelo deputado federal Luis Carlos Heinze, esteve também presente o deputado federal Afonso Hamm.

Com uma pauta objetiva, a Assessoria Técnica do Ministério da Saúde informou ao Provedor sobre as obras da nova Radioterapia. O contrato com a empresa colocada em segundo lugar no processo licitatório está em fase de finalização, devendo a obra ser retomada em 30 dias. Na ocasião, o gestor Lauro Melo solicitou nova apreciação do projeto da subestação que será a fonte de energia da Radioterapia.

PARLAMENTARES acompanharam o Provedor Lauro Melo na audiência

PARLAMENTARES acompanharam o Provedor Lauro Melo na audiência

O Ministério da Saúde, considerando o investimento complementar e a viabilidade custobenefício, demonstrou interesse na questão. Outra pauta – e mais emergente, foi a possibilidade de acesso a recursos extra orçamentários que salvaguardem o hospital, no atual e delicado momento de déficit econômico. O Ministro da Saúde Gilberto Occhi e equipe financeira orientaram à Santa Casa buscar, com rapidez e por intermédio da Prefeitura do Pelotas, uma formalização do valor capaz de permitir a retomada da normalidade dos atendimentos, principalmente a capacidade de internação e de funcionamento dos principais setores. Após as orientações e negociações de ambas as partes, Lauro Melo mostrou que o valor de R$ 5,53 milhões corresponderá ao pagamento de honorários médicos (2 meses), aquisições de materiais hospitalares (2 meses – medicamentos, próteses e insumos) e de 70% da folha salarial, permitindo a retomada do equilíbrio financeiro neste semestre.

Ainda na terça-feira, o Provedor Lauro Melo acertou agenda para a próxima quinta-feira (09) com a Prefeita Paula Mascarenhas, para finalizar as tratativas do pedido de recursos extraorçamentários. O horário será confirmado pela assessoria do Gabinete da Prefeita. O Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, informou ainda que está sendo articulada uma Medida Provisória para refinanciamento pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES, dos empréstimos bancários aos hospitais filantrópicos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções