Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Curso de Pedagogia da UCPel comemora 55 anos

22 outubro
17:58 2013

Esta segunda-feira (21) foi muito especial para os docentes  e acadêmicos da Pedagogia. A data celebra os 55 anos desse que é um dos mais antigos cursos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Missa 55 anos Pedagogia UCPelAs comemorações tiveram início às 19h, ocasião em que o padre German Varella celebrou uma missa na Capela Central. Logo após, foi descerrada uma placa alusiva ao aniversário do curso. Os dois eventos contaram com a presença do reitor, José Carlos Bachettini Júnior, da pró-reitora Acadêmica, Patrícia Haertel Giusti, do pró-reitor Administrativo, Eduardo Luís Insaurriaga dos Santos, e da coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Beatriz Longo Rodrigues. Além de um bom público, que esteve composto por estudantes e professores da Pedagogia.

Cumprimentando a todos que fazem parte da história do curso, a pró-reitora Acadêmica saudou cada um dos alunos que escolhem a UCPel para formarem-se pedagogos: “vocês comprovam, na prática, que entenderam a missão da nossa Universidade, pois o conhecimento mais importante que essa Instituição repassa aos seus alunos é a promoção da vida e o cuidado com as pessoas”.

Para encerrar as atividades referentes à data, o grupo se reuniu no Auditório Dom Antônio Zattera, local onde foram prestadas diversas homenagens. Como todo aniversário, ainda teve tempo para cantar parabéns, comer bolo, fazer festa e conferir os presentes.

Presenteando a comunidade

Reitor Bachettini inaugura placa juntamente com a coordenadora do curso,Ana Beatriz Longo Rodrigues

Durante toda a semana, foram arrecadados brinquedos e alimentos, que serão doados às comunidades atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Fátima e do Pestano. “Nesses locais está em pleno funcionamento um dos projetos do curso, que é o Cantinho Pedagógico. Queremos presentear aqueles que estão envolvidos no dia a dia da nossa profissão”, explica Ana Beatriz.

Atenta ao perfil dos estudantes da Pedagogia, a coordenação do curso também procurou arrecadar livros, os quais serão destinados a duas salas do Prédio B: 303 e 304. O espaço de estudos é viabilizado aos graduandos da Pedagogia. “Como a maioria dos nossos alunos trabalha o dia todo e vêm direto para a Universidade, entendemos a necessidade de disponibilizarmos locais onde eles possam fazer um lanche, realizar trabalhos e aguardar o horário das aulas”, lembra Ana Beatriz.

Ao falar em nome dos estudantes da Pedagogia, a acadêmica do sétimo semestre, Gabriela Janke da Silva, chamou a atenção para a importância de estender as homenagens a quem vive o cotidiano do curso. “Trabalhamos com o ‘material humano’. Aprendemos que todo educador tem uma ligação especial com Deus, pois está diretamente voltado ao processo de formação das crianças, que é algo divino”, comemora.

A organização das atividades ficou a cargo das estudantes Rita Gomes e Sandra Melo, que, sob supervisão da coordenadora do curso, pensaram em como marcar o dia 21 de outubro de forma muito especial.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções