Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Curso para Gestantes da Unimed Pelotas lota auditório

07 março
17:33 2014
Auditório ficou lotado de participantes

Auditório ficou lotado de participantes

O Curso para Gestantes da Unimed Pelotas consolidou-se como uma importante ação da Cooperativa. A abertura da sexta edição da atividade, no Espaço Vida Unimed, na noite de 6 de março, foi uma prova disso.

As vagas para o curso esgotaram-se e o auditório ficou lotado. A programação prevê mais três encontros consecutivos, sempre às quintas-feiras, abordando temas relacionados à gestação, ao pós-parto e aos cuidados com o recém-nascido, apresentados por profissionais da Cooperativa e convidados. Para frequentar o curso, aberto a clientes Unimed e para a comunidade, os inscritos tiveram apenas que doar material escolar. Os produtos arrecadados serão posteriormente doados pela Cooperativa a instituições beneficentes.

O curso faz parte do Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno Exclusivo até os 6 meses de vida do bebê (PROAMA), que promove outras ações como a Assessoria em Amamentação. Os participantes foram recebidos pela equipe do programa. A coordenadora do projeto, Dra. Maria da Graça Guidotti dos Santos, deu as boas vindas aos convidados. A médica cooperada destacou o crescimento que o programa, iniciado em 2012, vem alcançando ao longo das edições. Conforme Maria da Graça, o trabalho do PROAMA tem importância vital por atuar na promoção à saúde. “Essa iniciativa incentiva o aleitamento materno e os cuidados com o bebê e contribui para a formação do vínculo materno-fetal”, observou.

Dra. Maria da Graça com os cooperados homenageados

Dra. Maria da Graça com os cooperados homenageados

Entre as participantes, a técnica em radiologia Roselena Medeiros da Rocha foi uma das primeiras a chegar, acompanhada pelo filho Anthony, de 8 anos. Ela está grávida de 25 semanas de uma menina, que se chama Lavínia. Ao ouvir as recomendações de uma prima que participou de uma edição anterior, resolveu inscrever-se. “Fui mãe há bastante tempo, acho que a gente esquece um pouco. Há sempre coisas novas para aprender”, comentou. Grávida de 22 semanas do menino Tiago, a técnica em agroindústria Adriane Ritta Lima soube do curso pelo jornal. “É meu primeiro filho e não tenho muita experiência. Quero aprender mais e ter contato com outras mães”, comenta.

HOMENAGEM – A abertura do curso contou ainda com um momento para destacar o trabalho desempenhado pelos médicos da Cooperativa na difusão da importância da amamentação para o bebê. O PROAMA homenageou com um troféu os cooperados pediatras com o maior número de crianças que mantém o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. Um dos laureados, o médico Roberto da Conceição Almeida, procura difundir entre as mães que frequentam seu consultório que o leite materno oferece tudo o que o bebê necessita. Esse entendimento às vezes é prejudicado pelo apelo comercial de produtos industrializados destinados à alimentação do recém-nascido. “A ideia é mostrar às mães que o aleitamento é algo simples, bom e barato. Com o leite materno o bebê estará bem alimentado, produzindo anticorpos e as

Roselena da Rocha foi ao curso acompanhada com o filho Anthony

Roselena da Rocha foi ao curso acompanhada com o filho Anthony

mães estão percebendo isso”, afirmou.

Além de Almeida, foram homenageadas as médicas Ana Luiza Machado Vasconcellos, Renata Jaccottet e Andrea de Quadros Bertoni, que não pôde comparecer.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções