Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Cursos de Cinema completam dez anos na UFPel

19 outubro
08:44 2017

Os cursos de Cinema da UFPel estão celebrando os dez anos de criação com uma série de atividades. Entre uma programação com mesas temáticas reunindo profissionais do mercado, professores e egressos, haverá também palestras e oficinas.

Aberta e gratuita para toda comunidade, a programação inclui uma mostra de filmes realizados ao longo desta década. Com curadoria dos professores dos cursos, a mostra contempla curtas-metragens em todos os gêneros, sendo que muitos deles foram premiados em festivais de cinema.

O curso surgiu com o nome de Cinema e Animação, em 2007, em um modelo curricular que formou três gerações de egressos. Com o amadurecimento desta caminhada em diálogo com os primeiros estudantes, no ano de 2009, houve a percepção de que seria necessário desmembrar a formação em dois cursos com entradas distintas, mas com diversos conteúdos em comum.

Desta forma, o primeiro modelo originou a criação dos dois atuais cursos. O Bacharelado em Cinema de Animação surgiu no ano de 2010 e acompanhou o ingresso da UFPel na adoção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com o aproveitamento do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como processo seletivo para a grande maioria das vagas ofertadas. O Bacharelado em Cinema e Audiovisual teve estudantes ingressos a partir de 2011 e sua oferta, junto com a formação em animação, representou um aumento de cerca de 40% das vagas que eram originalmente planejadas para a área.

PROGRAMAÇÃO inclui uma mostra de filmes

PROGRAMAÇÃO inclui uma mostra de filmes

Hoje, os cursos oferecem juntos o total de 56 vagas anuais, com 28 vagas para ingresso em cada curso. Contando com o total de 213 estudantes, a produção anual gira em torno de 60 filmes. Os alunos egressos, em sua maioria, estão trabalhando no mercado ou dando continuidade à vida acadêmica em lugares distantes como a Coreia e o Japão. Os cursos ainda representam a única oferta de formação pública em cinema do Rio Grande do Sul. O Cinema de Animação é um dos primeiros do Brasil e um dos poucos a ofertar formação em bacharelado na área.

A comunidade está convidada a assistir a mostra de cerca de 60 curtas-metragens, que acontece no Cine UFPel  ─ a sala é outra conquista dos cursos ─, sempre a partir das 19h. Na sexta-feira (27/10), no largo do Mercado Público de Pelotas, haverá a Mostra Cinema UFPel Dez anos com diversos curtas que fizeram parte da trajetória de formação e também filmes dos atuais estudantes e egressos.

As atividades têm o apoio do Sesc Pelotas, Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções