Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

DANÇA : Aulas de ballet clássico e jazz na Zona Norte

11 outubro
08:37 2017

Com ensaios realizados semanalmente na Associação Comunitária Cohab Tablada,  grupo de dança tem conquistado premiações

Por Carlos Cogoy

Inscrições abertas para novas alunas nos cursos de ballet clássico e jazz. Trata-se do Grupo de Dança Mariana Espilman, cujas aulas acontecem na sede da Associação Comunitária Cohab Tablada – avenida Visconde de Pelotas 423. Atualmente, o grupo está aceitando novas participantes, pois estão sendo preparadas apresentações para a agenda cultural da Feira do Livro deste ano, bem como para o espetáculo de fim de ano. A coordenadora, professora Mariana Teixeira da Silva, acrescenta que informações adicionais podem ser obtidas na internet, acessando “facebook.com/marianaespilman”

Mariana Teixeira da Silva

Mariana Teixeira da Silva

TRAJETÓRIA – Mariana conta como surgiu a ideia das aulas na Zona Norte. Mestranda na Escola Superior de Educação Física (ESEF/UFPel), ela se aproximou da Cohab Tablada, ao desenvolver projeto com base na prática da dança. Mariana menciona: “Tenho ministrado aulas num projeto de dança, que foi idealizado por mim no bairro Cohab Tablada 2, e que hoje está vinculado à Associação Comunitária. O nosso projeto começou a partir de uma demanda das próprias crianças, residentes no local, que desejavam praticar o ballet clássico. Eu, na época, cursava educação física, unidade da UFPel que fica muito próxima da Tablada. Então, passei a ministrar aulas na associação. E começamos com dez alunas, até que o projeto foi tomando proporções cada vez maiores. O grupo tem como incentivador o vereador Marcos ‘Marcola’ Ferreira, que é uma das lideranças mais ligadas à Zona Norte da cidade. Assim, como  o nosso grupo está localizado nessa região, o vereador sempre atende nossas demandas e solicitações quando estamos produzindo espetáculos, ou diante de logística para os deslocamentos, em especial as viagens até os eventos e festivais”.

Grupo Mariana Espilman 6GRUPO – A pelotense Mariana começou no ballet aos quatro anos. Ela recorda que, ao fim dos anos noventa, iniciou o aprendizado no então Ballet Antonia Caringi. Sua formação básica, ressalta, está no ballet clássico e o jazz. Posteriormente, cursou a licenciatura em educação física na UFPel. Mariana divulga os dias e horários das modalidades oferecidas à comunidade da Zona Norte. O minijazz, para crianças entre quatro e sete anos, acontece às sextas das 18h às 19h, e aos sábados das 10h às 11h. Já o jazz para iniciantes, tem encontros nas sextas das 19h às 20h, e aos sábados das 11h ao meio-dia. “O grupo ensaia frequentemente, principalmente agora que está chegando a apresentação na Feira do Livro, bem como para a criação do espetáculo que mostraremos no fim do ano. Na montagem de encerramento do ano, estaremos apresentando trabalhos coreográficos inéditos. A data ainda está sendo definida, e será devidamente divulgada para que todos possam prestigiar o trabalho desenvolvido junto à comunidade da Tablada”, diz Mariana, que é a autora das coreografias do grupo de dança.

DANÇA ZONA NORTE – Entre as perspectivas e objetivos do grupo Mariana Espilman, estão projetos que valorizam a dança. Assim, o grupo planeja, através do edital do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROCULTURA), dispor de recursos para apresentação. “A ideia é a realização de espetáculo, contando com os bailarinos do grupo, e também crianças de escolas carentes do bairro. Com isso, oportunizando a todos a prática da dança. Também estamos projetando o “1º Dança Zona Norte” de Pelotas, iniciativa direcionada a valorizar os grupos e companhias da região norte.

Conquistas em Arroio Grande, Jaguarão e Santa Maria

Conquistas em Arroio Grande, Jaguarão e Santa Maria

Destaque em festivais na região

O grupo de dança Mariana Espilman, com atividades na Associação Comunitária Cohab Tablada, tem representado Pelotas em festivais na Zona Sul. A professora Mariana Teixeira da Silva menciona: “Nosso grupo participa de diferentes eventos em Pelotas e na região sul do Estado, sempre trazendo premiações para nossa comunidade. No final do mês de abril, participamos do ‘Jaguarão em Dança’, e nosso grupo obteve um dos prêmios mais importantes da nossa trajetória. Trata-se do ‘Destaque em jazz infantil’. O feito muito nos orgulha, pois competimos com grupos de Porto Alegre, Pelotas e Uruguai”.

PREMIAÇÕES – Em 2014, no Festival Binacional de Dança de Arroio Grande, o grupo pelotense conquistou o primeiro lugar com a coreografia “Pelas ruas de Nova York”, também se destacando como “Grupo Infantil”. No ano seguinte, conquista do segundo lugar com a coreografia “Entre bonecas e pirulitos”. Conforme Mariana, competindo com grupos gaúchos e também do Uruguai, houve médias supeior a 9,0. Ano passado, primeira colocação no jazz infantil, e terceiro lugar no estilo livre pré-infantil. Neste ano, como já mencionado pela coordenadora, grupo foi “supercampeão” em Jaguarão. O projeto da Tablada conquistou o primeiro lugar no Festival de Dança de Jaguarão, e destaque no jazz infantil. Também foi premiado com a segunda colocação no ballet clássico infantil. E, no Dança Arroio Grande, primeira colocação no estilo livre, e segundo no jazz. Já no Santa Maria em Dança, primeiro lugar no estilo livre infantil, e segundo lugar no jazz júnior.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções