Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

DANDÔ CIRCUITO DE MÚSICA : Som de viola no Sindicato da Alimentação

31 julho
10:03 2015

HOJE às 20h, edição do projeto Dandô Circuito de Música Dércio Marques, com apresentação do violeiro gaúcho Valdir Verona

Por Carlos Cogoy

Em Caxias do Sul ele tem recepcionado músicos e grupos de diferentes localidades do País. Como contrapartida, levou sua arte a Joinville, Campinas, São Paulo, Poços de Caldas, Uberaba e Uberlândia, bem como a cidades gaúchas que estão integradas ao “Dandô Circuito de Música”. A iniciativa que homenageia o violeiro mineiro Dércio Marques (1947/2012), consiste na circularidade de variadas sonoridades. Nesta sexta, violeiro caxiense Valdir Verona estará tocando em Pelotas pela segunda vez. A primeira ocasião, conforme menciona, ocorreu há cinco anos. À época, integrando o projeto “Do Sul às Gerais”, Verona apresentou-se acompanhado do acordeonista De Boni. Para o recital desta noite, apresentação solo e repertório baseado em composições “autorais, releituras, instrumentais e canções”. O músico será recepcionado, como é praxe no circuito pelo grupo “Tri-lhos”. O local será o Sindicato da Alimentação, à rua Alm. Barroso 3.124. Apoio: ECO restaurante; ADUFPel; CUT; SIMP; Sindicato dos Bancários e Rádio COM 104.5.

TRAJETÓRIA – Ao DIÁRIO DA MANHÃ, Verona mencionou sobre a formação e trajetória artística: “O início foi com um violão de meu irmão, como autodidata ainda na infância. Nasci no distrito de Vila Oliva, interior de Caxias do Sul, então mais próximo de Canela e Gramado do que da sede do município. Ali observava os tocadores locais. Após oito anos como autodidata, fiz aulas particulares de teoria musical, solfejo, violão erudito, harmonia e improvisação. Não tenho graduação em música, mas considero de fundamental importância algumas oficinas que participei em Curitiba. Principalmente em 1998, com o mestre Roberto Corrêa sobre a viola de dez cordas. O aprendizado mudou o rumo do meu trabalho. Nos anos noventa integrei alguns grupos, como o Rimas e Cordas, Instrumental Dialogando e Acordes ao Vento. Mais recentemente, o Ária Trio. Há 25 anos, trabalho exclusivamente com música, tendo atuado em várias frentes: aulas, apresentações, gravações e também algumas produções. Participei de diversos festivais, e destaco o ‘Voa Viola’ de 2010. O Duo de Viola e Acordeon, foi selecionado entre os trabalhos mais representativos do cenário da viola brasileira naquele momento. Merece destaque também o 8º Brasil Instrumental de Tatuí em São Paulo no ano de 2008. As principais premiações são os Prêmios Excelência da Viola Caipira em 2011 e 2013. Respectivamente em Belo Horizonte e São Paulo”.

Qualidade na parceria: Verona, Yamandu Costa e Rafael de Boni

Qualidade na parceria: Verona, Yamandu Costa e Rafael de Boni

VIOLA – Acerca da sonoridade, Verona acrescenta: “Tenho composto e, na medida do possível, procuro escrever para a viola com ritmos do sul. Com o trabalho tenho conseguido atingir o cenário nacional. Quanto às parcerias, tenho várias, principalmente em gravações. No DVD do Duo de viola e Acordeon, foi com o Yamandu, em CDs tenho parcerias com o violeiro Levi Ramiro de São Paulo, e a percussionista Rosa Amélia de Minas. Com essa formação, participamos de programa com o Rolando Boldrin na TV Cultura. No CD ‘Na Estrada’ de 2013 são várias, desde músicos da minha cidade, do Estado, de Minas Gerais e do Mato Grosso. Em 2012, toquei no Fórum Econômico Mundial em Davos na Suíça. O Brasil foi homenageado no evento. E na Feira Internacional do Livro em Bogotá, que teve o Brasil como convidado de honra. Em 2016, dez anos do duo Viola e Acordeon, parceria com Rafael De Boni. A proposta é música do sul com linguagem contemporânea. Considero-me violeiro, não procuro seguir uma linha específica. O foco principal é a música do sul, abrangendo também ritmos dos países vizinhos”.

Valdir Verona em apresentação solo com diferentes ritmos na viola

Valdir Verona em apresentação solo com diferentes ritmos na viola

FESTIVAIS

  •  I Festival Voa Viola – Festival Nacional de Viola – edição de Brasília – 2010
  • 8º Brasil Instrumental em Tatuí/SP
  • Mostras de música no estado do Paraná: Femucic – Maringá/PR, Fejacan – Jacarezinho/PR; Femup – Paranavaí/PR
  • II e IV Festival Brasileiro de Musica de Rua e Mostra Música Daqui 2015 -Caxias do Sul/RS
  • Participações em diversos festivais nativistas do Rio Grande do Sul de música e poesia.

 

 

 

  Obras

  •   CD “Acordes ao Vento”  Estúdio Master – Santa Maria1995,
  •  CD “Tons da Terra” Gravadora Acit 2000,
  •   Álbum de partituras com CD encartado “14 Estudos Progressivos – Violão Campeiro2002
  •   Livro com CD encartado “Gêneros Musicais Campeiros no Rio Grande do Sul – Ensaio Dirigido ao Violão2006
  •   CD “Encontro das Águas” 2007 Duo de Viola e Acordeon em parceria com Rafael De Boni,
  •   CD “Ad Libitum” com o Ária Trio 2009
  •   CD “Uma Viola ao Sul” 2010
  •   CD “Na Estrada” 2013.
  •   CD “Duo de Viola e Acordeon – Valdir Verona e Rafael De Boni” 2014
  •   DVD “Duo de Viola e Acordeon–Valdir Verona e Rafael De Boni – part. Yamandu Costa 2014
  •   Coletânea: “Viola Brasileira em Concerto” 2011, DVD O “Tropeiro da Música Gaúcha” do acordeonista Adelar Bertussi, além de outras diversas participações especiais em diversos CDs e DVDs de artistas solo, grupos musicais, CDs de poesia, festivais etc.

 

Comentários ()

Seções