Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Defesa Civil monitora áreas de risco de inundação

Defesa Civil monitora áreas de risco de inundação
25 outubro
16:38 2016

Equipe fez vistoria preventiva no Pontal da Barra, Novo Valverde e Colônia Z3

Uma equipe da Defesa Civil passou a tarde desta terça-feira (25/10/16) monitorando as áreas que correm maior risco de ficarem inundadas nos próximos dias. “Estamos acompanhando de perto e, até o momento, a situação está controlada, mas isso pode mudar caso se confirme a previsão de vento nordeste até quinta-feira e, sobretudo, se tornar a chover na região da grande Porto alegre”, explica Paulo Santos, da Defesa Civil.

À tarde, uma restroescavadeira da Sersul, empresa contratada pela prefeitura para atuar nas ações de limpeza, reconstruiu um trecho do dique que separa o Novo Valverde da Barra. Construído pela prefeitura há um ano, o dique tem 3 metros de altura e 1,8 km de extensão e impede que a água na Lagoa dos Patos avance sobre o Novo Valverde – uma das áreas mais afetadas na enchente do ano passado. A passagem de animais havia baixado um trecho do dique, agora recuperado.

Tanto no Pontal da Barra quanto na região do Cedrinho, na Colônia Z3, outras duas áreas que mais sofreram com as inundações em outubro de 2015, a situação continua sob controle. O nível da água sob o Arroio Sujo está mais alto, mas ainda não causou alagamentos no local.

A Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 153, 24 horas por dia, sobretudo enquanto a situação de risco se mantiver, para solicitações de ajuda ou informações.

No Pontal da Barra, a situação é crítica. Houve avanço das águas na estrada – único acesso ao local – e o trecho conhecido como “curva da barra” está parcialmente destruído, impossibilitando o tráfego de veículos. Fotos:Jornal do Laranjal

No Pontal da Barra, a situação é crítica. Houve avanço das águas na estrada – único acesso ao local – e o trecho conhecido como “curva da barra” está parcialmente destruído, impossibilitando o tráfego de veículos. Fotos:Jornal do Laranjal

Quadro atual

No Pontal da Barra, a situação é crítica. Houve avanço das águas na estrada – único acesso ao local – e o trecho conhecido como “curva da barra” está parcialmente destruído, impossibilitando o tráfego de veículos.

No local onde o São Gonçalo e a Lagoa dos Patos se encontram também houve um acúmulo de água excessivo e alguns pontos de alagamentos, mas sem risco de atingir os balneários do Laranjal no momento.

Ações e medidas adotadas

O representante da Defesa Civil, Paulo Darci dos Santos, informa que a Defesa Civil e as Secretarias estão em alerta máximo 24 horas e executando ações preventivas como: monitoramento presencial nas áreas de risco; faz uso de um drone para mapear a área; preparação de locais de abrigo; reserva de materiais de emergência; disposição de lancha, caminhões, máquinas e demais veículos; uma equipe de saúde de plantão para eventual necessidade. “Todas as secretarias estão em alerta, com pessoas, equipamentos e veículos necessário para auxiliar diante de uma possível situação de emergência”, afirma Santos.

A Defesa Civil orienta que qualquer informação sobre o assunto pode ser passada pela população a qualquer hora do dia ou noite pelo telefone 153.

Participaram da reunião representantes das secretarias de Obras e Pavimentação (Smop), Justiça Social e Segurança (SJSS), Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Sanep e membros da Defesa Civil.

Fotos:Jornal do Laranjal

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções