Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

DENÚNCIA : Na falta de enfermeiros, faxineira aplica injeção em posto de saúde

DENÚNCIA : Na falta de enfermeiros, faxineira aplica injeção em posto de saúde
26 março
08:53 2014

O vereador Marcus Cunha (PDT), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, denunciou, na manhã de ontem, que a faxineira do turno da noite da Unidade Básica de Saúde do Barro Duro atende os pacientes e até mesmo aplica injeções quando necessário. Ele recebeu a informação de moradores, que foi confirmada por funcionários da UBS, durante a audiência pública da Comissão na última segunda-feira, 24.

VEREADOR Marcus Cunha com moradores do Barro Duro Foto/Divulgação

VEREADOR Marcus Cunha com moradores do Barro Duro
Foto/Divulgação

“São desmandos de toda a ordem, e um desvio de função que coloca em risco a vida daquela população”, alertou o parlamentar. Ele está colhendo assinaturas de moradores do Balneário dos Prazeres que serão encaminhadas à secretária de Saúde, Arita Bergmann, para que providências sejam tomadas. “Caso contrário, levarei o assunto ao Ministério Público”, afirmou.

O vereador disse, ainda, que a UBS da praia é um “caso especial” entre as unidades de saúde já visitadas, exatamente pela sua localização, uma vez que durante os meses de verão recebe um número maior de pacientes. “Mas é nesta época do ano que o posto fica sem atendimento”, salientou. Também há falta de medicamentos de uso contínuo e só são liberadas seis fichas médicas por dia e mais duas de agendamento.

“A médica pediatra atende em pé, nem senta para atender, e reúne duas, três mães e atende juntas”, disse Marcus Cunha. Sem coordenador, o antigo pediu demissão por falta de condições para trabalhar, a Unidade Básica de Saúde também não conta com os agentes de saúde que deveriam visitar os moradores, e o programa Estratégia de Saúde da Família está desativado.

“Chegamos no fundo do poço, não há controle, o abandono é completo. A secretária Arita precisa indicar um coordenador ou vamos buscar o apoio do Ministério Público”, completou o parlamentar.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções