Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

DEPENDENTES QUÍMICOS: Em Pelotas, Centro Terapêutico oferece tratamento diferenciado

12 novembro
10:43 2013

“Casa de Harmonia” é um centro inovador para tratamentos de dependentes em álcool e drogas, onde não há necessidade do paciente ficar isolado do mundo.

5675_ampli

Casa da Harmonia investe em um tratamento diferenciado para dependentes químicos

A Casa de Harmonia inaugurou dia 30 de outubro seu centro terapêutico especializado em dependentes em álcool e drogas. Com uma proposta diferenciada das demais casas de reabilitação do país, a clínica atende com o modelo “hospital-dia” onde os pacientes não ficam isolados de seu convívio social.

Há seis anos a médica Mônica Reichow, junto com mais um sócio, começou a projetar um novo formato de clínica. Inspirada no estilo hospital-dia, que funciona das 8 às 18 horas, onde não existe a necessidade do paciente ficar isolado da família e do seu ciclo social, diferente dos outros modelos de hospitais especializados em dependentes químicos que existem no Brasil, onde a internação acontece com o total isolamento.

“As drogas da atualidade, principalmente o crack, são drogas que precisam de uma forma de tratamento diferenciada”, disse a proprietária e médica Especialista em Dependência Química, Mônica Reichow. “Esse modelo de hospital-dia já é muito usado fora do país, e é o que mais vem tendo resultado positivo no tratamento de dependência de todos os tipos de drogas”, conclui.

No tratamento convencional para dependentes em drogas o paciente é isolado do seu cotidiano por um longo período, e quando recebe alta ele volta à sua realidade sem aprender a lidar com seu novo estilo de vida, longe das drogas. “É mais fácil um paciente voltar a usar drogas quando ele tem uma internação convencional, pois ele volta para a sociedade sem saber lidar com a sua nova realidade, já com  a internação só na parte do dia, o paciente aprende aos poucos a se livrar de seus vícios e a lidar com eles”, disse a médica da clínica Mônica.

A clínica utiliza a “Terapia-Cognitiva-Comportamental”, “Nesse método os pacientes aprendem a manejar seus sentimentos, como a falta da droga. As terapias são feitas para que eles entendam que aquele vício não faz bem”, concluiu Mônica.

Outro ponto importante da Casa de Harmonia é o envolvimento da família no tratamento, pois segundo a médica especialista no assunto, “É importante que a família acompanhe de perto o tratamento, para que ela compreenda e aprenda a viver com o paciente e suas limitações”, concluiu a média.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções