Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Depressão vai liderar como causa de afastamento do trabalho até 2020

Depressão vai liderar como causa de afastamento do trabalho até 2020
12 dezembro
15:52 2017

Alerta da OMS revela ainda impacto de 1 trilhão de dólares por ano na economia mundial

Um documento da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que a depressão será a maior causa de afastamento no mundo. A perda de produtividade em decorrência de transtornos depressivos e de ansiedade demandarão gastos de 1 trilhão de dólares por ano à economia mundial.

No Brasil, os casos de afastamento por doença do trabalho cresceram cerca de 25% entre 2005 e 2015, atingindo 181.608 pessoas, segundo informações publicadas no Anuário do Sistema Público de Emprego e Renda do Dieese, com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Em 2016, 75,3 mil trabalhadores foram afastados por causa de depressão no território brasileiro. Esse grupo corresponde a 37,8% de todas as licenças do ano passado e que tiveram direito a recebimento de auxílio-doença em casos episódicos ou recorrentes.

Luiz Carlos Silveira Monteiro, presidente da ePharma e conselheiro da Asap (Aliança para Saúde Ocupacional), alerta que esses dados revelam que as empresas precisam repensar o modelo de gestão de saúde ocupacional. “Investir no bem-estar do colaborar e familiares precisa ir além dos gastos com plano de saúde. As corporações precisam mudar paradigmas e deixar a cultura centrada na doença para investir no estímulo à saúde”.

O executivo explica que o novo modelo de Gestão de Saúde Populacional deve se basear em um mapeamento completo do seu público. Isso vai garantir o conhecimento do perfil de risco e demandas particulares. A partir desses dados, será possível traçar programas que atendam às necessidades dos colaboradores. “Precisamos promover a saúde, que vai contribuir para a redução dos custos com operadoras de saúde e também do presenteísmo e absenteísmo”, afirma Monteiro.

Para o presidente da ePharma, os impactos promovidos por esses programas vão além do espaço das empresas. Os trabalhadores tendem a levar esse aprendizado para casa. “As pessoas estão preocupadas com o bem-estar e as empresas podem contribuir muito com a melhoria da qualidade de vida da população fazendo uma nova gestão de saúde ocupacional”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções