Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Deputado presta homegagem aos 160 anos de Canguçu

Deputado presta homegagem aos 160 anos de Canguçu
29 junho
09:15 2017

Canguçu é um dos munícipios mais antigos do Brasil e atualmente é considerado o maior minifúndio da América Latina. Nessa terça-feira, se completaram 160 anos de emancipação política da cidade e a data foi lembrada na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa. Na tribuna do parlamento, o deputado Pedro Pereira (PSDB), prestou uma homenagem ao canguçuenses. “Quero agradecer e homenagear os meus conterrâneos, as crianças, os jovens, adultos e idosos. Homens e mulheres de brio, que plantam e cultivam a terra, que produzem e que fazem o crescimento de Canguçu, que trabalham na cidade e no interior” disse.

O parlamentar salientou ainda que a população é carinhosa e que recebe todos de braços abertos. “Minha Canguçu tem alemães, italianos, africanos, índios, portugueses. Temos um comércio e uma agricultura fortes e pujantes, uma terra com pessoas do bem. Eu vim de uma família pobre, nós éramos 15 irmãos, trabalhando em olaria e na agricultara. Distante a 10 km da cidade” lembrou.

Canguçu também é reconhecida como a Capital Latino-Americana da Agricultura Familiar e um dos maiores produtores de tabaco do Estado. “A cidade possui o sindicato rural mais antigo que a própria Fetag, com 10 mil sócios. Tem 55 mil habitantes, temos 14 mil aposentados. Essa é a minha terra, por onde eu ando eu levo o seu nome. Tenho o maior orgulho de ter nascido e me criado em Canguçu” comemorou o deputado.

Comentários ()

Seções