Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Desempenho do varejo apresenta queda

Desempenho do varejo apresenta queda
10 março
10:21 2015

Levantamento da AGV revela que 42% dos lojistas gaúchos tiveram queda de até 5% nos negócios do período

O varejo gaúcho está operando no vermelho. Essa é a principal conclusão do levantamento realizado pela Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV) com lojistas do Estado, que apontou que 92% dos comerciantes fecharam o mês de fevereiro com queda de vendas, se comparado ao mesmo período de 2014. Os dados revelam ainda que 42% registraram queda de até 5%, enquanto 24% apontaram prejuízo de até 10%, e 26% tiveram queda superior a 10%. Apenas 8% contaram com vendas positivas.

Segundo o presidente da AGV, Vilson Noer, o tímido desempenho se deve aos fatores macroeconômicos que impactaram diretamente o setor, como os aumentos da energia elétrica, dos combustíveis e da carga tributária, além dos problemas no abastecimento, que geraram falta de produtos generalizados, e o Carnaval, que reduziu os negócios por uma semana.

  • OTIMISMO PARA MARÇO:

Pelo menos 64% dos lojistas estão mais otimistas para março, pois no ano passado o mês coincidiu com o Carnaval. “Em 2015 teremos mais dias úteis e isso deve gerar um desempenho melhor”, diz Noer.

Cerca de  40% dos participantes da pesquisa acreditam em um crescimento de 5% nas vendas em março, 14% crêem em uma alta de 10% e 6% apostam que será superior a 10%. Enquanto isso, 26% prevêem uma queda de 5% e 13% temem que a redução chegue a 10%.

Segundo o presidente da AGV, o desempenho pífio de fevereiro era previsível dentro de um cenário nebuloso sinalizado já no início de 2015. “Da mesma forma, reflete a queda de confiança dos consumidores, que têm ficado mais cautelosos dentro deste contexto. Mas em março, por ser um mês de volta das férias, com comercialização de material escolar, sem datas festivas e feriados, espera-se vendas melhores, embora a forte crise política continue afetando a economia do país e do Rio Grande do Sul”, diz o dirigente.

 

Comentários ()

Seções