Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

DESFALQUES : Melhor defesa vai ter três mudanças

11 março
08:48 2014

A melhor defesa do Campeonato Gaúcho, com apenas cinco gols em 13 partidas, vai estar desfalcada na partida desta quarta-feira, às 20h30, diante do São José, no Passo D’Areia, em Porto Alegre. Wender se encontra suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Evaldo e Fernando Cardozo saíram lesionados do jogo passado. Isso força a necessidade de mudança em três posições do setor defensivo para a próxima partida.

A substituição de Wender vai ocorrer naturalmente com a entrada de Raulen na lateral-direita. O motivo para existência de dúvida fica concentrado na composição da zaga. Evaldo pode ser substituído por Ricardo Schneider, que foi, inclusive, o autor do gol da vitória de 1 a 0 diante do Lajeadense, domingo, em Lajeado. Mas pode haver o retorno do titular anterior, o eficiente Cirilo.

Evaldo e Fernando Cardozo (na área de Lajeadense) devem desfalcar defesa do Brasil no Passo D’Areia Foto: Carlos Insaurriaga/GEB

Evaldo e Fernando Cardozo (na área de Lajeadense) devem desfalcar defesa do Brasil no Passo D’Areia
Foto: Carlos Insaurriaga/GEB

O problema é que Cirilo está sem jogar desde o dia 19 de fevereiro – derrota de 1 a 0 para o Esportivo. Primeiro ele cumpriu suspensão diante do Aimoré e, depois, sentiu uma lesão muscular. O zagueiro se incorporou a delegação nesta segunda-feira em Porto Alegre. Já para a vaga de Fernando Cardozo, a escolha deve ser Ricardo Bierhals. Nena retorna ao time, após cumprir suspensão no jogo passado.

Depois do jogo em Lajeado, o Brasil seguiu direto para Porto Alegre. Na tarde desta segunda, o grupo realizou um treino no campo suplementar do Olímpico. Uma vitória diante do Zequinha assegura a segunda colocação do Grupo A e recoloca o Xavante em segundo lugar na classificação geral do Gauchão.

Bate Pronto por Caldenei Gomes

Que fase!

foto 3 página 17A rodada foi ótima para o Brasil. Primeiro, porque venceu novamente fora de casa (foto). Depois pelo tropeço do Veranópolis, que levou o gol do empate do São José no fim do jogo no Antonio David Farina. O Xavante abriu quatro pontos de vantagem para o segundo colocado da chave, faltando apenas duas rodadas. Mesmo que perca para o Zequinha, quarta-feira, e o VEC vença o Aimoré, em Veranópolis, ainda assim o Rubro-Negro irá se manter com a vantagem do empate para o confronto direto da última rodada no Bento Freitas.

O Brasil está muito perto de garantir a segunda colocação do grupo e a consequente condição de jogar em casa o jogo das quartas de final. Isso pode ser decisivo. Mas pode ficar também em segundo lugar da classificação geral, superando o Grêmio. Hoje, tem um ponto a menos: 25 contra 26, mas tem duas partidas pela frente, enquanto o Tricolor joga apenas uma vez. Isso pode ser decisivo no futuro – num provável confronto pelas semifinais, com o jogo sendo realizado no Bento Freitas.

Três vagas abertas nas quartas de final

Três vagas estão abertas nas quartas de final do Campeonato Gaúcho, faltando duas rodadas para o encerramento da fase classificatória. Internacional e Brasil estão classificados no Grupo A. Grêmio, Caxias e Novo Hamburgo já “carimbaram” a passagem no Grupo B. Uma equipe está rebaixada e quatro travam a luta dramática para escapar do descenso para a Divisão de Acesso.

GRUPO A – O Internacional garantiu a primeira colocação deste grupo, somando mais 10 pontos do que o segundo colocado. Se empatar sua última partida, diante do Lajeadense, na Arena Alviazul, já assegura o direito de decidir em casa todos os cruzamentos eliminatórios até o final do Campeonato Gaúcho.

O Brasil, com 25 pontos, está classificado e está perto de assegurar a segunda colocação do Grupo A. Atualmente, a vantagem é de quatro pontos para o terceiro colocado. A terceira vaga está perto de ser garantida pelo Veranópolis, que tem 21 pontos. O VEC necessita de apenas dois pontos para confirmar a classificação matemática.

Já a disputa pela quarta vaga está equilibradíssima. Lajeadense, Juventude e São José estão igualados com 16 pontos e quatro vitórias. A diferença entre eles está apenas no saldo de gols. O Aimoré vem logo atrás com 15 pontos.

Os últimos jogos desta chave: quarta-feira – São José x Brasil, Veranópolis x Aimoré e Juventude x Lajeadense; domingo – Lajeadense x Internacional, Esportivo x São José, Brasil x Veranópolis e Aimoré x Juventude.

GRUPO B – O Grêmio está na liderança da chave, mas pode perder a posição para o Caxias, caso a equipe serrana vença seus dois jogos e o time de Enderson Moreira só empate ou perca para o Pelotas na última rodada. Já a disputa pela segunda vaga é equilibrada, porque o Caxias tem apenas um ponto de vantagem sobre o Novo Hamburgo.

A quarta vaga está com o Cruzeiro, que tem 18 pontos – quatro a mais do que o São Paulo. Os dois se enfrentam nesta quarta-feira em Rio Grande. O empate serve para o Cruzeiro confirmar a classificação. Já o time riograndino terá que ganhar os dois jogos e torcer por tropeço do Cruzeiro contra o São Luiz na última rodada.

Os jogos restantes do Grupo B: quarta-feira – São Paulo x Cruzeiro e Pelotas x Caxias; domingo – Caxias x Novo Hamburgo, Passo Fundo x São Paulo, Cruzeiro x São Luiz e Grêmio x Pelotas.

REBAIXAMENTO – O São Paulo necessita apenas de um empate em dois jogos para afastar completamente o risco de rebaixamento. Já o Esportivo precisa de um pouco mais: uma vitória contra o São José na última rodada. Pode escapar com o empate, desde o que Pelotas não ganhe seus dois jogos. Mas o time de Bento Gonçalves corre o risco de perder três pontos em julgamento marcado para quinta-feira. Em caso de punição, as chances de São Luiz e Pelotas aumentam um pouco.

O São Luiz e o Pelotas não dependem mais de suas forças para escapar do rebaixamento. O time de Ijuí tem dois pontos a mais, mas um jogo a menos para disputar nesta reta final de Gauchão. O Passo Fundo já está rebaixado.

CLASSIFICAÇÃO – GAUCHÃO

Grupo A

Col.

Equipes

P

J

V

E

D

GP

GC

SG

%

Internacional

35

14

11

2

1

27

9

18

83

Brasil

25

13

7

4

2

16

5

11

64

Veranópolis

21

13

5

6

2

16

12

4

53

Lajeadense

16

13

4

4

5

13

12

1

41

Juventude

16

13

4

4

5

13

14

-1

41

São José

16

13

4

4

5

12

15

-3

41

Aimoré

15

13

4

3

6

16

22

-6

38

Esportivo

13

14

3

4

7

15

24

-9

30

Grupo B

Col.

Equipes

P

J

V

E

D

GP

GC

SG

%

Grêmio

26

14

7

5

2

25

13

12

61

Caxias

21

13

6

3

4

18

15

3

53

Novo Hamburgo

20

14

6

2

6

15

16

-1

47

Cruzeiro

18

13

4

6

3

14

16

-2

46

São Paulo

14

13

3

5

5

12

16

-4

35

São Luiz

10

14

2

4

8

11

19

-8

23

Passo Fundo

8

14

4

4

6

17

22

-5

19

Pelotas

8

13

2

2

9

12

22

-10

20

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções