Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

DETRAN : Curso de educação para o pedestre

DETRAN : Curso de educação para o pedestre
27 março
08:45 2019

Estão abertas até dia 31 as inscrições para o Curso de Educação para Pedestre oferecido pela Escola Pública de Trânsito do DetranRS, direcionado especialmente a professores do Ensino Fundamental. O curso gratuito é realizado integralmente a distância e tem duração de vinte horas, distribuídas em cinco semanas. As aulas já estão disponíveis para acesso desde segunda-feira.

Entre os temas abordados estão o papel do multiplicador, aspectos conceituais, históricos e psicopedagógicos do trânsito, a interdependência entre o quadro de acidentalidade, a dinâmica do impacto – em caso de atropelamento -, e a fragilidade dos corpos, bem como os cuidados para redução de riscos e os princípios que repercutem na qualidade da convivência no espaço público.

Também são trabalhadas a abordagem do tema na escola, as diretrizes nacionais de educação para o trânsito e alternativas didáticas adequadas às características do público infanto-juvenil.

“Assim como os condutores têm uma formação específica, os pedestres também precisam de orientações mínimas para utilizar o espaço público com mais segurança e consciência. Os professores têm a oportunidade de trabalhar essas questões em aula com seus alunos na idade em que começam a ganhar as ruas”, explica a coordenadora de Ensino a Distância do DetranRS, Adriana Reston.

Para inscrever-se é preciso fazer um cadastro no site (https://www.detran.rs.gov.br/), clicando em Acesso Restrito/Portal de Aprendizagem. Depois disso é só clicar no menu Inscrições Abertas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções