Diário da Manhã

sábado, 04 de abril de 2020

Notícias

Detran propõe que valores não ressarcidos do Dpvat fiquem como crédito para o 2021

Detran propõe que valores não ressarcidos do Dpvat fiquem  como crédito para o 2021
16 janeiro
08:32 2020

O Detran gaúcho oficiou, na quarta-feira, a administradora do DPVAT, propondo que os valores não ressarcidos do seguro 2020,  fiquem como crédito para o exercício 2021.  Proprietários de veículos que pagaram o seguro antes da redução podem solicitar o ressarcimento através do site https://restituicao.dpvatsegurodotransito.com.br/.

Se não o fizerem, a proposta do DetranRS é que o valor pago a mais, possa ser abatido do seguro no próximo ano. Mais de quinhentos mil proprietários de veículos do RS, quitaram o DPVAT de segunda (06) a quinta (09), antes da decisão do Superior Tribunal Federal, que reduziu os valores.

A preocupação do DetranRS é que muitos poderão ter dificuldades técnicas no site, não ter conta bancária em seu nome (o que está sendo exigido para a restituição), ou simplesmente optar por não solicitar. Para o diretor-geral Enio Bacci, “os contribuintes não têm absolutamente nenhuma responsabilidade pelo vaivém nas decisões a respeito do DPVAT. Quem se organizou para quitar o seguro e pagou o valor anterior, na ocasião em que os valores foram definidos dessa forma, tem direito a ser ressarcido, mesmo que não realize a solicitação de ressarcimento, ou também no caso de ter alguma dificuldade técnica no site”.

RESTITUIÇÃO 

A Seguradora disponibilizou o site restituicao.dpvatsegurodotransito.com.br para a restituição da diferença dos valores. Será necessário informar CPF ou CNPJ do proprietário, RENAVAM do veículo, e-mail e telefone de contato, data em que foi realizado o pagamento e o valor pago. Como a restituição será feita por meio de depósito, exclusivamente na conta do proprietário, será preciso informar também o banco, agência e conta corrente ou conta poupança.

A Seguradora ressalta que o site receberá somente os pedidos de restituição da diferença de valores pagos referente ao seguro de 2020. Para o proprietário que pagou o Seguro DPVAT 2020 duas ou mais vezes, a solicitação da restituição destes valores deverá ser feita pelo https://www.seguradoralider.com.br/Contato/Duvidas-Reclamacoes-e-Sugestoes.

RECLAMAÇÕES

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) criou, em seu site, um canal exclusivo para reclamações referentes à restituição do seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

Eventuais pagamentos em valores diferentes dos fixados na Resolução CNSP 378/2019, devem ser devolvidos ao contribuinte. O canal pode ser acessado em http://www.susep.gov.br/menu/restituicao-dpvat.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções